Tradutor

sexta-feira, 16 de maio de 2008

LITERATURA DE CORDEL (ESCOLA MUNICIPAL HENRIQUE GEISEL)

estudante apreciando um folheto

Hoje foi um dia mais que especial, nosso coletivo fez o primeiro evento programado nas escolas de Pirituba, que propõe, através do projeto VAI, visitar as escolas do bairro até novembro desse ano, sendo uma visita por mês, juntamente com um escritor convidado.


galera reunida

A primeira escola da nossa caminhada foi a EMEF Henrique Geisel, escola onde estudei da pré- escola, até a 7° série, onde a Raquel também estudou por muitos anos, além de um dos nossos protagonistas de hoje, o poeta João do Nascimento, que também estudou nessa escola, por isso estavamos em casa.


João do Nascimento, Michel, Raquel, Douglas e José Corrêa



Michel


Nossos poetas

O evento programado foi uma apresentação sobre a literatura de cordel, na qual eu contextualizei uma discussão sobre cultura /arte/literatura, com os mais de 100 estudantes da 6° série (que por sinal participaram muito bem), até chegar na literatura de cordel, e daí passei a bola para os peritos no assunto: João do Nascimento Santos e José Corrêa.


João do Nascimento


Mais leitura

Nossos poetas contaram um pouca das suas trajetórias até o encontro com o cordel, desde a terra natal BAhia, depois recitaram suas poesias, juntamente com as crianças, que receberam folhetos e folhas com os versos.


A sala ficou linda


Chegou junto com a gente a Raquel, o Thaigo e nosso amigo Douglas.

Muito bom, muito bom!!!

Dia 30 de maio será a vez da Escola Estadual Zenaide( também estudei lá e a Raquel estuda atualmente), onde as 10:30 da manhã, faremos uma apresentação dos poetas e poetizas do nosso sarau, para estudantes do ensino médio
Será uma prévia da visita que acontecerá dia 13 de junho, no mesmo horário, na mesma escola e com estudantes da mesma faixa etária, mas dessa vez estaremos na compania do parceiro Akins Kinte, que é nosso escritor convidado!!!

De alma lavada!!!

Tamo junto!!!

Ah! tem outro detalhe que poderia ser até uma noticia ruim, mas que já se resolveu e se tornou uma noticia boa....

A nossa biblioteca comunitária, saiu do Salão de cabelereiro, como foi apresentado no quadro Buzão - Circular Periférico, pois a poetiza Soninha que cuidava da gestão da biblioteca, não trabalha mais no salão e por isso os livros tiveram que ser tirados de lá, mas ...

A gente jé resolveu o problema e montamos a Biblioteca Elo da Corrente, no mesmo lugar onde fazemos nosso Sarau, isso mesmo, no bar do Santista. Os livros ja estão lé e disponivel para emprestimo da mesma forma

"Sem deixar a peteca cair
Nem lembrar do que ficou pra trás
As feridas cicatrizam
O aprendizado jamais"*

*Trecho da música: "Na defesa do meu Povo" -Mannu -U.F/JR (Alerta ao Sistema)

Ta valendo!!!

Michel

3 comentários:

Anônimo disse...

oi

Anônimo disse...

oi

Anônimo disse...

Ola,meu nome é Milene, desculpe o incomodo, mas é que eu percebi que voce foi no henrique geisel. Gostaria de saber se a escola possui algum site, coisa do genero, pois gostaria de saber mais sobre a escola, meu pai fez o ensino fundamental nesta, por isso gostaria de saber se ha algum meio de descobrir alguma coisa...
Me desculpe o incomodo, mas por favor se possivel me mande alguma resposta, ficaria muito agradecida, caso descubram algo me avisem... deixarei meu e-mail, p qualquer aviso. Mesmo que nao constate nada pelo menos me avise, para ficar informada.
Obrigada Boa Noite!

skate.e.vida@hotmail.com