Tradutor

terça-feira, 24 de julho de 2007

ENCONTRO NACIONAL DA JUVENTUDE NEGRA - BA

O ENJUNE – I Encontro Nacional da Juventude Negra acontecerá em Lauro de Freitas, na Bahia, nos dias 27, 28 e 29 de julho de 2007.

Este encontro tem como publico alvo: juventude negra atuante nos processos de mobilização social e participação cidadã, entidades e organizações que atuam na luta anti-racista e empoderamento juvenil. Estimam-se a participação de 600 pessoas, sendo jovens, de 15 a 30 anos, eleitos(as) nas etapas preparatórias dos estados participantes do encontro, convidados(as), palestrantes, observadores(as)e colaboradores (as).

Como se define a juventude negra do Brasil? As especificidades são inúmeras, considerando-se as diferenças e desigualdades sociais, no que diz respeito à escolaridade, renda familiar, lazer, gênero, saúde e diversos outros fatores.

Os (as) jovens negros (as), através de suas manifestações nos setores político, cultural e social, têm alcançado espaços de representação nos diversos segmentos da sociedade brasileira, apresentando-se como atores e atrizes capazes de estabelecer diálogos, oportunidades, conquistas e propostas políticas.

O ENJUNE é uma mobilização nacional de jovens negros(as) de vários estados do país. A organização deste encontro possui um perfil afrocentrado e suprapartidário. Sua construção se dá de forma coletiva, contemplando as diversas juventudes e as particularidades de cada região, apontando para uma organização heterogênea, mas que mantém sua autonomia enquanto juventude negra.A juventude negra organizada, fruto da ação histórica do movimento negro e já parte deste, vem construindo suas alternativas na luta anti-racista e pela promoção da igualdade étnico/racial de oportunidades.
A cultura Hip-Hop, os grupos culturais, a capoeira, as manifestações regionais, os coletivos de estudantes, entre outros grupos organizados; atuam como um amplo movimento que, mostrando capacidade de organização, tem mobilizado os (as) jovens negros(as) denunciando o racismo, a discriminação, a violência e a falta de oportunidades impostas pela sociedade a esta juventude. Neste sentido, a interação entre estes movimentos através deste encontro dará uma contribuição impar a luta do povo negro.

mais informações pelo e-mail:
enjunepr@yahoo.com.br
marciarsj@bol.com.br
marcia_rsj@yahoo.com.br

Nenhum comentário: