Tradutor

domingo, 31 de outubro de 2010

Circuito SESC de Artes 2010 - (Fotos de Alesandro Buzo e Fernando Velasquez)

Depois de espalhar nossos versos por 11 cidades nos últimos dias participando do Circuito SESC de Artes, fomos liberados para um respiro de folga até o dia 02.

Selecionei algumas imagens dessas andanças caipiras, mesmo sabendo que ainda é pouco pra ilustrar tanta intensidade.

Estamos viajando e realizando as apresentações com grupos de diversas pegadas e lugares, gente de norte a sul do país e atrações internacionais, o aprendizado tem sido grandioso e ainda não dei conta de digerir tanta semeação.

Nossa frente tem sido pelo Sarau Suburbano Convicto, a convite do mano Alessandro Buzo, e mostrando um bucado da nossa produção poética que brota nas portas dos bares nas bordas de Sampa. O time é Alessandro Buzo, Vagner Souza (Brasa), Michel Yakini (Elo da Corrente) e Emerson Alcalde (Cia. Extremos atos)

A atração principal que nos acompanha é do mestre do funksoul Gerson King Combo e da banda Supergroove, que quem já viveu ou pesquisou sobre a Black music e o Hip Hop no Brasil sabe bem da referencia que estou citando. Tem sido um grande alimenta pra vida compartilhar viagens, almoços, apresentações, rodas de conversas e os ensinamentos do mestre Gerson. Simplicidade das maiores, identidade fortalecida e muita bagagem pra vestir.

Nas ultimas apresentações tenho somado também na projeção do Live Cinema (Library), dos uruguaios Fernando Velásquez e Francisco Lapetina, os hermanos são referencia mundial nesse formato de apresentação multimídia, que envolve imagens relacionadas com a literatura e mixagens de vozes e música. Tenho recitado uns poemas durante as performances e tô viajando na experiência.

Aliás, há uma generosidade e uma troca de participação entre os grupos que só tem enriquecido as caminhadas. O pessoal do circo somando com a música, o multimídia com o sarau, e vice-versa e visse os versos, muita poesia no ar.

O publico tem dado um retorno acima do esperado. Mó satisfação terminar uma apresentação e sentir o aconchego dos moradores de cada cidade. Alguns até emocionantes, como em Bauru, que conheci um amigo do Maranhão, que ao me apresentar seus filhos, disse que havia se identificado com os poemas e relembrado os tempo de cantoria mambembe que ele e seu irmão faziam pelo interior do Maranhão em comunidades carentes. E enquanto cantava uma música me abraçou e chorou, atiçando minhas lágrimas também.

Até aqui a poesia fluiu e resistiu como sempre. Na quarta estaremos de volta pra realizar as ultimas apresentações pelo SESC Campinas, nas praças das cidades de Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Itapira e Americana. Isso significa mais viagens, mais concentração, mais desgaste, mais também mais poesia, mais celebração, mais vida e nossa arvorearte subindo...subindo, florindo o canto dos pássaros nas praças interioranas.



Michel Yakini, Vagner Souza, Alessandro Buzo e Emerson Alcalde
Performance de dança: Perfume para Argamassa (GO)
Michel Yakini

Gerson King Combo e Supergroove (RJ)

Vagner Souza, Francisco Lapetina (Live Cinema -URU) e
 Carlos Caçapava (Acrobáticos Fratelli) 
Michel Yakini
Kamchátka (ESP)
Michel Yakini, Emerson Alcalde, Buzo, 02 e Vagner Souza
Sarau Suburbano Convicto
Michel Yakini
Emerson Alcalde
Gerson King Combo, Raquel Almeida e Yakini 
Sarau Suburbano Convicto (Part. Raquel Almeida)
Laura (Oficina Fios no Espaço -SP)
Viviane Domingues (Perfume para Argamassa -GO)
Acrobáticos Fratelli (SP) e Cirquinho do Revirado (SC)
Kleber Damaso, Viviane Domingues e Marcus Vinicius
(Perfume para Argamassa- GO)  
Cristian Cansino (Reporter Abelha -SP)
Michel Yakini, Vagner Souza e Alessandro Buzo
Michel Yakini e Vagner Souza

2 comentários:

Mar Eu disse...

Muito legal essa caminhada !

Estímulo da produção de Literatura Periférica em meio a Juventude. disse...

Um convite especil pra um galera também muito especial:

Salve galera, do dia 21 de Novembro estaremos reunidos/as na Zona Leste, mais especificamente em Guaianases na Casa de Cultura dos/as Guaianás comemorando a finalização do Projeto Tenda Literária, financiado pelo Programa VAI da Prefeitura de São Paulo junto com uma porrada de gente envolvida na fomentação da Literatura Periférica e suas articulações.

Abaixo segue o cartaz do nosso evento e esperamos a presença de vocês lá pra se alimentarem de um grande e variado cardápio de livros, pessoas e um caldinho que será preparado pra todos e todas que estiverem, ou não, no evento.

A partir das 10:00hs da manhã estaremos lá, pra maiores informações acessem nosso blog:

http://tenda-literaria.blogspot.com/
COLETIVO TENDA LITERÁRIA.
VANDER.