Tradutor

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Sarau Elo da Corrente a saideira (c/Koteban e Curta Saraus)

No próximo dia 09/12 encerraremos nossas atividades de 2010, por isso nosso sarau será uma confraternização e contará com duas apresentações especiais. Todo mundo convidado pra celebrar mais um ciclo vitorioso do Sarau Elo da Corrente. E o mehor com nossa casa, Bar do Santista, de portas abertas.

Então marque aí:

09/12 (Quinta-Feira)
20:30 horas
Bar do Santista
Pirituba
Periferia -SP


Nossos convidados são:


O Ballet Afro Koteban é formado por músicos e dançarinas, brasileiros e africanos, que pesquisam a música e a dança do povo Mandingue do Oeste Africano. Foi criado em 2004 após a vinda do Mestre Mamady "Kargus" Keita ao Brasil, por Ogãs Alabes que estudavam percussão popular na ULM e lá tomaram contato com a música mandingue. O nome Koteban, dado por Billy Konaté, grande músico Guineano e filho do Mestre Famoudou Konaté, significa: O bom trabalho, projeto ou objetivo verdadeiro "jamais acabará”.

Tel: 6137 6489



Ballet Afro Koteban



E na sequencia...


Depois de ganhar o primeiro premio de melhor filme no Festival de Filmes competitivos de interior, o filme Curta Saraus será exibido no Festival de ITU e em Pirituba.

Leia abaixo crítica do filme.

Por Renan Pereira

Documentário mostra ao longo dos seus 15 minutos o poder da arte e das manifestações culturais nas periferias de São Paulo.

“Cuidado com os poetas. Esses caras são uns subversivos; propagam indignação e desordem. Se acham no direito de mudar o mundo. Cuidado! Eles estão por toda parte: são bruxos e bruxas cujo ritual mais sagrado se chama Sarau”. É assim que a voz de um poeta anuncia o que está por vir ao longo dos 15 minutos deste maravilhoso vídeo-documentário.

“Curta Saraus” faz um panorama da proliferação dos Saraus nas periferias de São Paulo - movimentos comandados por ímpeto da cultura marginal e desenvolvidos por artistas locais que têm o poder de transformar, por meio da arte, o cotidiano sofrível de quem vive em meio ao desemprego e ao fogo cruzado. Sem dúvida, um dos vídeos-documentários mais lindos que já assisti sobre movimentos de resistência.

Dirigido por David Alves da Silva, o curta tem tom de protesto e é marcado pelas frases de efeito dos artistas entrevistados. “Na periferia não tem teatro, não tem museu, não tem biblioteca e nem cinema. O único espaço público que o Estado nos deu foi o bar. Você imaginar que a gente ia se acabar bebendo cachaça... e a gente acabou transformando os bares em centro-cultural... Então não tem mais como controlar a gente: o que não falta é bar na periferia”, exclama em uma das cenas o poeta Sergio Vaz.

Se você é uma pessoa ligada à cultura independente ou simplesmente tem o dom de enxergar as injustiças sociais com ao menos um pingo de indignação, não deixe de assistir esse curta e entender como funciona a organização da cultura alternativa nestes pequenos becos. Afinal, "o ônibus está lotado... de vidas vazias”. Do it yourself!




15 min, SP, 2010

Direção: David Alves da Silva

Produção: Alisson da Paz, Daniela Embón, Gil Marçal, Penha Silva

Fotografia: Peu Pereira, J.C Sena

Som: Gunnar Vargas

Fotografia Still: Léo Guma

Designer Gráfica: Silvana Martins