Tradutor

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

2008 - A LUTA CONTINUA !!!

Escrever mensagem de fim de ano não é meu forte, sempre penso que o tempo não para e essa época da a sensação de "fim" que não me agrada muito. O bacana é perceber quanta coisa boa aconteceu nesse periodo, quanta conquista, vitória, decepção e desencontros também.

Como o Buzo diz não podemos pensar que ta tudo dominado, é só olhar sua quebrada e perceber que o crack e a alienação, por exemplo, ainda persistem... Motivo pra desanimar... Sem chance ... Motivo pra lutar ainda mais pelo sonho.

Nessa caminhada muitas vezes erro tentando acertar. Errar é uma coisa que a gente nunca quer fazer, mas faz. Sinal que a correria é ativa, senão tudo seria monótono e falsamente feliz. Mano Rodrigo falou: O caminho não é só de rosas, mas as dificuldades nos deixam mais ligeiros, pode crê!

Me lembro bem quando eu voltei a morar em Pirituba, no segundo semestre de 2006, e colando direto na casa do Mannu U.F, um dia a gente tava tomando um vinho e ele me disse:
"Mano nossa vila ta muito parada, a gente precisa fazer alguma coisa".

Ele falou sobre a idéia de um projeto social que já idealizava com o grupo Alerta ao Sistema. Eu falei pra ele que propagar o rap já era uma forma de ação, mas senti que ele não se contentou. Eu estava muito afim de ir pro combate novamente, relembrar o eventos de rua com a rádio Urbanos, movimentar e se movimentar, mas tava com motor de arranque arriado, precisando de um empurrão. Valeu U.F!

O U.F me convidou pra fazer um programa na Urbanos novamente e ficamos até o fim de 2006 apresentando um prograrma de rap e debates na rádio, enquanto o Alerta ia pro estúdio, eu finaliza alguns contos pra, quem sabe, publicar...

Consegui um trampo e não pude ir mais pra rádio, por conta do horário, o U. F continuou, mas logo se limitou pelo trampo também. Firmeza! Esses meses serviram pra nos unir novamente.

O livro "Desencontros", escrito com o grupo Alerta ao Sistema, foi pro forno e com isso tivemos que pensar em um lançamento, divulgação, como seguir esse trabalho de forma ampliada.

Nessa época entreguei os textos do livro pro Buzo ler e falar sua opinião, o mano me respondeu: "Já li os textos, você já é colunista do blog de literatura, seu texto ta no ar. Puxa! Muita responsa publicar assim, mas firmeza confiei na palavra do mano.

Em uma visita a loja Suburbano Convicto, eu e a Raquel voltamos com a auto estima elevada, o Buzo e a Marilda nos contagiaram de energia positiva e naquela mesma noite, na volta, dentro do trem a gente idealizou como dariamos sequência ao trampo do livro e como ampliar a iniciativa junto a nossa comunidade.

Na quarta - feira visitamos o sarau da Cooperifa, num dia de muito frio no mês maio, mas fomos embora felizes demais, encontramos vários motivos pra sorrir.

Dessas fontes inspiradoras nasceu o idéia do sarau e do blog Elo da Corrente. O Santista (fundador da rádio Urbanos e anfitrião do sarau) aprovou a idéia numa conversa que tivemos na casa dele e em junho lançamos o livro, o sarau e o blog, tudo simultaneamente. De lá pra cá se passaram sete meses, muita aprendizado, novos amigos de luta, no bairro e nos bairros, além dos encontros no centrão, principalmente no sarau do Rap.

Muita injeção de disposição ao compartilhar a correria dos irmãos e das irmãs. Poetas surgindo na comunidade, livros nas mãos, e o melhor: Nossa própria literatura. Nos tornamos um coletivo e mês a mês estamos cuidando dessa semente que já germina bons frutos.

Nosso selo editorial independente já é realidade. O livreto de cordel do poeta João do Nascimento já esta no forno, tem antologia sendo preparada pro ano que vem, projeto VAI também está na mira, o cd do Alerta, a rádio Urbanos (mesmo sem nosso programa) segue, o blog segue, o sarau segue e vamos fortalecer ainda mais na quebrada, semear cultura própria, pra colher nosso valor, nossos sorrisos e novas perspectivas.

Se existe uma palavra pra resumir tudo o aconteceu esse ano graças as nossas referências e incentivos de luta ( quem é sabe) , essa palavra é:

Obrigado!

A gente acredita na parada e vamos seguir quilombando nessa caminhda, pois somos um Elo da Corrente.

2008 !!!

A luta continua!!!

(com mais apetite ainda)


Michel da Silva

Nenhum comentário: