Tradutor

domingo, 21 de setembro de 2008

MARATONA DE FIM DE SEMANA (sarau, lançamento, Curitiba, Itaim Paulista)

Esse final de semana nós estivemos em uma maratona, literalmente, na conexão sarau (quinta), Curitiba (sexta) e encontro com autor no Itaim Paulista (sábado). Tudo em função dos frutos que são colhidos na lavoura literária que estamos envolvidos por amor e pela dor.
Na quinta realizamos o lançamento do livro "Fragmentos Noturnos" do poeta Claudeni dos Santos, um amigo de longa data que eu tive prazer em conhecer desde os tempos de escola e depois a Raquel também o conheceu no grupo de jovens da igreja, que ele frequenta até hoje, e atualmente unimos nossa amizade para fazer algumas artimanhas no bar do Santista, toda quinta feira.

A festa foi da hora, com a presença de Carlos Drummond de Andrade, em um documentário que achamos no you tube, gravado pela Globo News. Poxa a simplicidade do poeta deixou nossa familia comovida, aquele sotaque mineirinho, sem marra nenhuma, que também lançou o primeiro trabalho com dinheiro próprio, e dizendo que o poeta é aquela pessoas que tem a sensibilidade de trazduzir o mundo em versos, que lapida palavra por palavra, risca, rabisca, do verso que vôa e nunca mais volta, deu liga com certeza.

Os amigos somaram mais uma vez, fortalecendo nosso elo. Um amigo que frequenta o bar do Santista, chamado Lira, trocou uma idéia comigo sobre o sarau, ele explicou que nunca tinha vindo no nosso encontro, mas ta ligado na atividade, já comprou os livros publicados, para dar de presente aos seus filhos e deu o maior incentivo. É gratificante saber que mesmo as pessoas que não frequentam o sarau, mas moram no bairro, prestigiam positivamente nossa lida.
Outro pão compartilhado foi quando, durante o sarau, um amigo, vulgo "Marrom", chegou no meio do recital e me chamou de canto, quando me aproximei ele disse que estava ouvindo as poesias pela rádio e sentiu vontade de participar mais intensamente indo até o bar do Santista, mó satisfação!!!
Fragmentos Noturnos

Momento mágico (autor e obra)

Amigos que fortalecem

Santista


Sidney - poesia na Brasa




Quando o sarau terminou, Raquel, a amiga Juliana Balduino e eu, partimos para cidade de Curitiba -PR, participar da III Semana de Ciências Sociais da UFPR, a mesa tinha como tema "HIp -Hop e Literatura Periférica e suas contribuições nas perspectivas comunitárias". Foi um desafio estar lá pela terceira vez seguida, pois na primeira participação fomos debater violência, com os irmãos do grupo Comunidade Carcerária, no ano passado fomos mostrar o inicio do nossa trampo com o Elo da Corrente e dessa vez tinha muita evolução pra demonstrar.

A mesa era pra ser composta também por um militante do Hip Hop de Curitiba mas não rolou, então a Raka e eu aproveitamos para expandir a discussão, com estudantes e professores do ensino médio, debatendo a possibilidade de proposta pedagógica da nossa literatura, como dialogar e também não ficar escravo da hierarquia acadêmica. Acredito que conseguimos contribuir e também a aprender bastante com o público presente, que na maioria eram os guerreiros que estão lá estudando e muitas vezes dando murro em ponta de faca, por querer caminhar contra a maré do gabinete mofado e pomposo dos doutores. Doutores que por sinal fugiram do debate e nem compreceram, a não ser o professor Marcos Silveira que trabalha no núcelo de estudos afrobrasileiros (NEAB) da universidade e mesmo assim foi embora antes do fim, mas sem problemas a gente não troca a mesma idéia que esses doutores medrosos mesmo!!!

Já no sabadão estivemos, Raquel, Juliana, Claudeni, Thiago e eu, no Itaim Paulista participando do "6° encontro com o autor" na loja Suburbano Convicto, dos amigos Alessandro Buzo, Marilda Borges e o pequeno Evandro. A gente se sente muito a vontade sempre que visitamos a loja, e participar desse encontro foi mais especial ainda. Conhecemos as mulheres do MST, que estiveram prestigiando o encontro, a rapa do quebrada que sempre está fortalecendo com o Buzo e com certeza os sentimentos e sorrisos compartilhados quebrou qualquer cansaço que estava rodeando nossa presença. Também vimos o livro "Favela Toma Conta" ultimo lançamento do Buzo (muito loco, logo vou comprar), a camiseta Suburbano Convicto, já garanti a minha, e ainda compramos o livro "Capão Pecado" do Ferréz que ainda não li e finalmente vou poder degustar. Firmeza total família Suburbano, tamô junto!

Infelizmente não temos fotos de Curitiba, nem do Itaim , pois estavamos sem a máquina!!!

Michel

Nenhum comentário: