Tradutor

quarta-feira, 11 de março de 2009

Sem demora!!!

Ficamos alguns dias sem postar no blog por conta das outras correrias.Sei que não postamos nada sobre o dia internacional da mulher, não comentamos nada sobre nosso ultimo sarau com os Maloqueiristas e nem sobre nossas andanças e articulações de fim de semana.Aos leitores pedimos a compreensão.

Bem, na ultima quinta nosso sarau recebeu a presença dos Maloqueiros Pedro Tostes e Caco Pontes, que lançaram suas obras da coleção TRinca Maloqueiristas, só não pode comparecer o poeta Berimba de Jesus.O sarau mais uma vez foi de lavar a alma e fortificante. As palavras do Caco, depois do sarau, foi um incentivo que ficou guardado: "Agradecido pela boa vontade e excelente recepção é sempre uma satisfação poder compartilhar com a família do elo. forte abraço, tamo junto!". Pode crê Caco, a satisfação é nossa também.


Maloqueiristas
O ponto mais instigante do sarau dessa vez aconteceu no finalzinho, pois os amigos presente começaram a discutir literatura, falar sobre autores, cada um dando sua opinião em microfone aberto, ao vivo pela rádio, e acredito que isso é um avanço, percebi que são pessoas vizinhas há tanto tempo, que mal se falavam, por circunstâncias de mesmice e por conta daquele momento estavam ali discutindo nosso processo de produção e ações, relacionando com a literatura em geral. Muito bom mesmo!

Percebo que nem todo mundo se sente a vontade com roda de discussões, ainda temos um sentimento que discussão é briga e isso foi uma praga plantada para não desenvolver nosso conhecimento e agora está sendo cortada pela raiz.


Ainda em tempo quero deixar um salve as mulheres guerreiras desse mundão, para que esse dia oito de março não seja "Seu unico dia de mulher", como escreveu afiadamente Elizandra Souza. Estamos na expectativa de receber mais uma presença feminina em nossos braços, falo da pequena Yakini, nossa bebê que chega no mês de Junho, mas que já está mexendo com nossas sensibilidades e alegrias.


Falando mais de literatura e eu realmente torço que cada vez mais nossas mulheres estejam presentes em nossas produções literárias e contribuam com os passos já marcados por Carolina de Jesus, Dinha, Elizandra, Maria Tereza, Alice Rodrigues, Soninha M.A.Z.O, Raquel Almeida, Cidinha da Silva, Dona Laura, Miriam Alves, Conceição Evaristo, Esmeralda Ortiz, Esmeralda Ribeiro, Elis Regina e tragam a evidência da escrita feminina em livros, pois os sentimentos dessa escrita só quem é pode descrever, mas é certo que as linhas femininas, em sua diversidade, são traçadas de forma diferente, em outro tom de criatividade que merece ser conhecida e lida sempre.




Alice Rodrigues

Soniha e Raquel


Elis Regina



Miriam Alves
Maria Tereza

Esmeralda Ribeiro (a esq.)

Esmeralda Ortiz

Elizandra

Dona Laura

Dinha

Conceição Evaristo

Cidinha da Silva

Carolina de Jesus
Na próxima quinta nosso sarau vai comemorar um momento importante, é o dia nacional da poesia, que é comemorado no dia 14 de Março e foi oficializado em homenagem ao poeta Castro Alves que nasceu no mesmo dia no ano de 1847.

Castro Alves nasceu na Bahia, teve em andanças por diversos lugares do Brasil e mesmo morrendo precocemente as 24 anos deixou sua marca na literatura. Seus escritos mais conhecidos são marcados pelo combate à escravidão, motivo pelo qual é conhecido como "Poeta dos Escravos".


Castro Alves


Por isso nosso sarau será em homenagem a Castro Alves, mas tudo acontecerá normalmente, todos podem participar como quiser, só que durante o sarau vamos fazer algumas intervenções sobre a vida e obra desse que é um dos maiores poetas da nossa história. Estão todos convidados, preparamos uma artimanhas bem bacanas, além da promessa da nossa parceira Soraia, do sarau poesia na Brasa, que é uma conhecedora ao extremo de Castro Alves e promete falar um pouco do seu conhecimento pra nós.

Até já!
Michel

Nenhum comentário: