Tradutor

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Dicas (Ladrões e os Cães e Os Nove pentes d´Africa)

Durante a viajem para RS eu me atentei a ler dois livros para serem meus companheiros de silêncio durante a viajem: Os Nove Pentes d´África, da nossa amiga Cidinha da Silva e os Ladrões e os Cães do escritor egipicio Naguib Mahfuz (indicação do mano Allan da Rosa). E quero indicar essas duas leituras pra quem estiver afim de abrir mais os poros das emoções e renascer seus sonhos de criança.

Os Nove Pentes d´África
Cidinha da Silva
Mazza Edições
Novela Infanto juvenil
2009
*
Poxa, eu tava terminando de ler algumas obrigações vestibulescas de fim de ano e terminando um conto em meio a nuvens ancestrais e toda vez que a Raquel conversava comigo ela dizia: quando você ler o livro da Cidinha você vai gostar, a história é da hora.
*
E sem desconfiar, li o livro durante a viajem e gostei muito. Como a prosa-poesia de Cidnha tá minando sonhos nessas páginas. Um encontro de nostalgia e utopia, onde passado e futuro convivem, onde vida e morte são passagens equivalentes e não excludentes. Cidinha conseguiu narrar as dores sem deixar a poesia fugir, pelo contrário, em Os Nove Pentes d´ África a vida é um ciclo que se renova na partida dos ancestrais, na memória das simbologias e na esperança dos que chegam. Cada pente que o avó deixa para seus netos, vem alimentado de sabedoria e descobertas.
*
Além disso, a linguagem do livro é bem atual, onde percebi um grande preocupação de se comunicar com mulecada do momento, sem medo de mergulhar nas aguas da linguagem atual, mas não tirando a essência que perfuma tempos passados. História que relata seu Francisco um artista simples que deixa sua vida esculpida em cada madeira, em cada pente presenteado aos netos. As ilustrações Iléa Ferráz também são lindas, pentes pretos vivos e fortes como a narração marejada, mas certeira de Cidinha.Não deixe de ler
*
saiba mais:






O Ladrão e os Cães
Naguib Mahfuz
L&M Pocket (Edição brasileira)
Romance (literatura árabe)
*
*
Esse livro li depois que um dia trocando uma idéia por telefone o mano Allan Rosa me contou um pouco sobre o livro e prometeu me emprestar.
*
Não conhecia o escritor Naguib Mahfuz, que já ganhou até o Nobel de Literatura pelo conjunto de sua obra. Mas o livro Ladrões e os Cães me deixaram na vontade de conhecer melhor as prosas desse artista, que descreve a cidade do Cairo em um realismo de imagens próximas. Durante a leitura, por varias vezes, consegui sentir bem perto as caminhadas de Said Muran, um homem recem saído da prisão que firmou como missão se vingar dos seus inimigos (os cães) que o afastaram da filha.
*
Said Muran alterna o herói e o bandido mal durante toda narrativa e é difícil saber qual lado aderir como leitor. O que mais chamou minha atenção na estrutura do livro foi a forma com o personagem principal se defronta constantemente com seu psicológico, que as vezes assumi uma conversa em primeira pessoa solidária, mas também o acusa e o questiona como um desconhecido qualquer.
*
O romance descreve uma Cairo dos anos 50, em época de revolução e mudanças na cultura local. Sem dúvida, uma grande oportunidade de ler uma belíssima ficção e adentrar nas frestas do mundo egípcio moderno.
*
Taí as dicas
Boas leituras
*
Michel

4 comentários:

Jéssica Balbino disse...

as indicações cá estão, anotadas...
sempre bom saber de livros novos e receber opiniões de manos como vc, Michel !
sorte sempre aí
bjo

SERGIO BALLOUK disse...

ótimas dicas Michel,

A Cidinha tem um trabalho muito cuidadoso, poético. Leia também o livro dela de crônicas," CADA TRIDENTE EM SEU LUGAR", valeu.

Evandro L. Mezadri disse...

Belo blog, com muitas dicas e programações. Gostei muito.
Grande abraço e sucesso!

Unknown disse...

Mais uma dica:


A Sete Seven Editora lança o curso de Inglês mais barato do Brasil por apenas 2,99 com 40 exercícios (no livro) e 40 vídeo aulas (via internet)...

Ideal para quem não tem tempo para aulas presenciais o curso Two Nine Nine que custa apenas 2,99 chegou para trazer facilidade com qualidade!!!

Veja mais detalhes no site: www.seteseveneditora.com.br

Good Class!!!!!