Tradutor

quinta-feira, 3 de junho de 2010




Agenda Cultural JUNHO 2010
PONTO DE CULTURA QUILOMBAQUE


Confira a programação completa abaixo




Vila Menck, JamBaque e Raul Seixas

Em junho, a agenda do Ponto de Cultura Quilombaque está cheia de atividades culturais e eventos de grande porte, dando sequência à construção da idéia principal do projeto: sacudir a periferia com arte conscientizadora e de eficaz impacto na comunidade, somando forças com diversos grupos artísticos da região. Para começar bem o mês, tem o Aniversário de 44 anos da Vila Menck (Osasco), no dia 06 de junho, a partir das 10h, com quatro palcos e shows de diversos estilos musicais, feira de artes, exposição de carros antigos, cinema, graffiti, DJs, arte circense, dança e muito mais. Um dos convidados para o palco Popular é o grupo Teatro Mágico, apresentando Octopos e Pindorama.

E também tem a segunda edição da JamBaque, a festa que propõe a celebração da cultura negra e a convergência de linguagens artísticas. Se você perdeu a primeira edição - que aconteceu em abril - não perca a sequência desta experiência corporal e musical. E em junho ainda tem a homenagem ao Maluco Beleza, no "Tributo a Raul Seixas", comemorando os 65 anos do nascimento do cantor.

Intercâmbio África-Brasil

Entre os dias 07 e 13 de junho, o Ponto de Cultura Quilombaque participa da organização do evento "Brasil e Cultura Africana", o espaço Criança Esperança, na Brasilândia. A iniciativa é do projeto Quitutes e Batuques (Festival de Cidadania Cultural), uma caravana de artistas nacionais e internacionais. Em 2010, ano de Copa do Mundo na África do Sul, é a vez dos africanos comparecerem para a transmissão de toda herança negra nas oficinas de percussão, culinária, dança, construção de instrumentos artesanais, biomúsica e vídeo. O Ponto de Cultura Quilombaque apresenta o Bloco Refúgio (percussão) nos dias 12 e 13 de junho - neste último dia, o show de abertura acontece na Casa das Caldeiras, Barra Funda. Mais informações em nosso blog.

Ponto de Cultura Quilombaque

O projeto Ponto de Cultura Quilombaque atua no bairro de Perus com oficinas culturais, debates, exposições, eventos temáticos, exibição de cinema, e, além disso, também organiza uma vez por mês intervenções culturais - hip hop, cinema, música, teatro, exposição - em mais quatro bairros (Taipas, Anhanguera, Brasilândia e Jaraguá), em parceria com grupos e coletivos locais. A iniciativa é da Comunidade Cultural Quilombaque e Instituto CEPODH.



JamBaque
Porque liberdade não é só dia 13

Reafirmando seu compromisso de unir diferentes vertentes expressivas para celebrar a cultura negra, a festa volta em sua segunda edição com uma única missão: liberdade de sentidos. Para tal, a segunda edição mantém o formato de sound-system interativo - sem abrir mão do dub e ragga - mas amplia as vertentes sonoras ao samba e outros batuques. Para quem já se libertou na primeira, aqui vai mais uma dose. Para quem perdeu, a hora é essa! Porque liberdade se comemora no quilombo.

Dia 18/06 (sexta), a partir das 23h.
Comunidade Cultural Quilombaque
Entrada: R$ 3,00

Tributo a Raul Seixas

Comemorando os 65 anos do nascimento do Maluco Beleza, o Ponto de Cultura Quilombaque convida bandas cover ( para um tributo em homenagem a Raulzito, que revolucionou a música brasileira com sua irreverência e originalidade.

Dia 26/06 (sábado), 15h.
Travessa Cambaratiba, Beco da Cultura ao lado da Estação de Trem Perus.

Tribuna Hip Hop

A atividade integra o Ponto de Cultura Quilombaque e está no 4º encontro. Em junho terá uma roda de conversa com participação do MC James Lino O Arqueiro. O intuito é reunir integrantes do movimento hip hop e discutir os novos rumos desta arte.

Dia 11/06 (sexta), às 19h.
Comunidade Cultural Quilombaque

RadiAção Sonora

Este projeto acontece em Perus desde 2009 e leva para a Praça Inácio Dias intervenções com DJs tocando diversos estilos musicais. Quem comanda as pick-ups são os DJs da Phone Raps, grupo parceiro do Ponto de Cultura Quilombaque.

Dia 18/06 (sexta), às 21h.
Praça Inácio Dias, em frente à estação de trem Perus.

CineQuilombo

O projeto acontece em praça pública desde 2008. É uma iniciativa da Comunidade Cultural Quilombaque, que exibe filmes alternativos e curtas-metragens para a comunidade.

Dia 25/06 (sexta), às 20h.
Praça Inácio Dias, em frente à estação de trem Perus.



Ações em
Outras Quebradas


VILA MENCK (Osasco)

Mutirão Cultural na Quebrada


Comemorando os 44 anos da Vila Menck (Osasco), a comunidade e grupos culturais locais, em parceria com o Ponto de Cultura Quilombaque, realizam o evento que conta com quatro palcos temáticos (popular, regional, hip hop e bandas de garagem), graffiti, feira de artes, exposição de carros antigos, sarau, cinema, recreação infantil e muito mais. Participação: Teatro Mágico. Realização: Petit Pass, Quilombaque, Cine Galpão, Pulso Filmes, Radio Rock, comunidade e igrejas da Vila Menck, entre outros grupos parceiros.


Dia 06/06 (domingo), das 10h às 22h.
Ruas Joaquim Severino Alves, Lauro Ferreira Santos, Embú Guaçú e Rio Grande da Serra. Vila Menck (Osasco).

BRASILÂNDIA
Cinema na Praça


O Ponto de Cultura Quilombaque, em parceria com o Sarau Poesia na Brasa, exibe curtas-metragens e animações para a comunidade.


Dia 05/06 (sábado), às 19h.
Local: Escadão da Rua do Farol, altura número 500. Brasilândia


Oficinas
Confira os cursos do Ponto de Cultura Quilombaque


Teatro
Descrição: Dirigida ao público iniciante, os participantes vão aprender técnicas de sensibilização, desinibição, relaxamento, expressão corporal, técnica vocal e improvisação. Ao final da oficina, que tem duração de 3 meses, será montado um espetáculo teatral.
Oficineiro: Filipe Dias (Grupo Pandora)
Faixa etária: a partir de 12 anos
Vagas: 15
Início: 07/06 (segunda), das 15h às 18h.
Inscrições abertas



Dança
Descrição: uma busca por si mesmo através da dança. Esta é a proposta dos encontros semanais que, através do corpo criativo, contarão com a introdução de diferentes técnicas de dança. Do afro ao butoh, passando pelo contato improvisação, os integrantes serão instigados a produzir um espetáculo autobiográfico. Expressão, figurino e corpo dançando sua história.
Oficineira: Ana Beatriz Almeida
Faixa etária: dos 13 aos 23 anos
Vagas: 20
Início: 07/06 (segunda), às 18h.
Inscrições abertas


DJ
Descrição: a oficina vai mostrar, na prática, o trabalho de um DJ, ensinando técnicas de mixagens e edição e manuseio de equipamentos.
Oficineiro: DJs Phone Raps
Início: sábado, das 13h às 15h
Turma completa


Percussão
Descrição: a oficina vai ensinar os alunos a tocar ritmos brasileiros em diversos instrumentos de percussão. Horário: Terça, às 10h e às 15h


Capoeira
Descrição: reforçando as raízes africanas, a oficina proporciona a vivência da arte da capoeira, com seus golpes e história.
Horário: Terça e Quinta, das 20h às 22h.


Permacultura (tecnologias ambientais)
Descrição: o grupo de pesquisas se reúne para a troca de saberes no desenvolvimento de práticas em Permacultura, ciência que busca reconstruir o mundo de maneira sustentável em harmonia com a natureza.
Horário: Sábado, das 9h às 12h.

Tricô e Crochê
Descrição: a oficina ensina técnicas com agulhas e incentiva a geração de renda.
Horário: Segunda e Quinta, das 14h às 17h.

____________________________



http://comunidadequilombaque.blogspot.com

Nenhum comentário: