Tradutor

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Caravana da Poesia - Rio de Janeiro

Salve Malungos!!!

É difícil falar do que ainda não digeri, pois o baque é grande, muitas coisas, muitas ideias, muita troca e com certeza muita, mais muita POESIA mesmo.
Fomos ao Rio de Janeiro semear um pouco do que estamos fazendo por aqui: Sarau da Ademar, Sarau Vila Fundão, Sarau Poesia na Brasa, Sarau Elo da Corrente, Circulo Palmarino, Sarau do Binho, Poetas do Tietê e Sarau Suburbano Convicto!

Chegamos por lá na expectativa, pois até então não sabíamos bem o que esperar. O primeiro sarau foi realizado no Complexo do Alemão (Sabado) que está tomado pelos samangos, é triste, pois a convivência é tensa, os homi subindo pra cima e pra baixo com fuzil na mão, engatilhado, apontado....Mas fomos fazer nosso trabalho!
A festa que participamos é organizada pelos moradores da comunidade, e acontece a seis anos. Os moradores alegaram que não é porque o morro esta tomado que eles iriam deixar de fazer acontecer um evento tradicional .
O sarau rolou na sintonia, no respeito e na sinceridade, pois não podíamos chegar em nenhum lugar sem saber o que estava acontecendo. Fomos muito bem recebidos, o tambor foi tocado, as poesias voaram e chamaram a todos, ouvidos atentos e sorridentes a cada poema recitado.

Depois do Alemão, seguimos rumo a Santa Teresa, no Fallet, lá já era outros quinhentos...
impressionante, pra mim pelo menos, foi ver que a convivência é comum e necessária, ver as crianças empinando pipas, jogando bola em meio a tantas contradições .

Mas apesar disso, foi o sarau mais lindo dessa caravana, os protagonistas não foram os poetas, mas sim as crianças, poetas por Excelência. Ficou marcado, foi emocionante ter feito o sarau e logo depois fazer a ciranda regida pela lua, e todos, crianças, velhos, jovens, TODOS, compartilharam conosco, e só quem é, só quem sabe o peso que nosso trabalho tem, se emocionou e pode sentir o inexplicável....

Depois seguimos para o ultimo sarau do dia, no Espaço Enraizados (Morro Agudo -Nova Iguaçu), antes do sarau uma coisa me chamou atenção, quem estava no comando da noite era um garoto de 11 anos, que rimava e tudo mais, entre outros adolescentes que estavam por la rimando e improvisando, entre esses uma notável de 16 anos, a Joyce, a menina manda muito bem no improviso. Foi feita uma rinha saudável, mas a Joyce detonou!!!

No Domingo, o sarau foi realizado na Comunidade Cantinho do Céu (Borel), que RECEPÇÃO!!! A comunidade fez uma galinhada, que comemos antes do sarau, e depois de alimentados fomos para a "Rajada Poética", pois foi assim que se lia nos cartazes de divulgação produzidos pela comunidade, havia cartaz em toda a parte dizendo: "OS POETAS ESTÃO CHEGANDO!!!", foi emocionante ver isso, estávamos cansados, mas queríamos dar o melhor e fomos muito bem recebidos. Nessa comunidade ja atua a UPP (Unidade de Policia Pacificadora), mas de boa, sabemos que não funciona, e eu pelo menos não confio.
Fizemos o sarau na magia, e de fato foi uma Rajada Poética....Terminamos com a ciranda,  de mãos dadas, e muito axé!

Voltamos pra Sampa na sequência, chegamos ontem (segunda).

Como relatei no inicio do texto, ainda não DIGERI tudo.De fato foi válido, de uma maneira eu pude refletir sobre nossa atuação como poetas, como produtores culturais, sobre o que somos e falamos, enfim... É uma incógnita, sempre me pergunto sobre os trabalhos que fazemos e onde atuamos: Será que estamos realizando para nós (individuo) ou para o todo (coletivo)?

Estamos nas expectativas de novas andanças, com consciência e consistencia.... Sem miguelagem, pois a literatura nos proporciona GENEROSIDADE!!! E essa é a minha busca....

Raquel Almeida


Abaixo segue algumas fotos





Poetas do Sarau Elo da Corrente

Criançada chega no tambor ( Complexo do Alemão)

Douglas Alves lendo "A Paz" de Marcelino Freire

Raquel Almeida e Vagnão recitando "Sentimentos" de Michel Yakini

Eunice e João do Nascimento lendo "O Homem que viu o Cão"
Luan ao centro


James Bantu
Salve Malungos!!!


Mulherada dos Saraus

Tambor, Tambor.....



Indo para o Fallet (Santa Tereza0



O Sarau é coisa boa, com os amigos é mais legal....


E chamou a criançada pra colar nesse sarau

Zé Correia, muito respeito

Espaço Enraizados - esse garoto promete

Samanta Biotti
e muita poesia

Sarau no Borel (Chacara do Céu)

Olhos e ouvidos atentos
Marco Pezão
E bôra cantar o tambor
Essa ciranda não é minha só, ela é de todos nós
João do Nascimento, Gabeira (que nos recepcionou na comunidade) e Zé Correia

Um comentário:

Mar Eu disse...

Pessoal do Elo...
Estou igual Raquel...digerindo a cada momento um bocadinho do que vivemos...e não foi pouco...emoções afloradas a todo momento...
Mas vi e aprendi demais nessa caminhada...aprendi um pouco mais de generosidade, de espirito de grupo. Afinal somos um elo e não vai ser um que irá quebrar a corrente...
Aprendi também que a vaidade atrapalha o trampo e que temos que ser muito centrados pra não sucumbir...
Olha, nossa convivência foi algo cósmico e hoje tenho ainda mais certeza que nós, Ademar e Brasa somos "irmãozinhos" pro que der e vier, mas respeito os outros também e sei que estreitar os laços é uma questão de tempo.
Brigaduuuuu pra todo mundo !