Tradutor

domingo, 31 de julho de 2011

Literatura Periférica - Veia e Ventania nas Bibliotecas de SP

Entre maio e julho de 2011, alguns coletivos literários da periferia de sampa foram convidados pela Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas para realizar saraus, apresentações e atividades de incentivo a leitura em algumas bibliotecas da cidade. Nós do Sarau Elo da Corrente, realizamos 4 saraus 2 mini-cursos e um curso integral (em parceria com a Edições Toró) na Biblioteca Brito Broca, em nosso bairro Pirituba. 

Os saraus foram realizados no ultima semana de cada mês, exceto em maio que também teve sarau na primeira semana mês. Já os mini-curso e o curso aconteceram aos sábados. Foi uma experiência positiva de se aproximar da comunidade, e de um espaço público e cultural na região. Os saraus tiveram um público formado na maioria por estudantes da Escola Silvio Portugal, que mesmo sem um convite formal na ultima apresentação estiveram presentes. Além disso, representantes de outros coletivos da região e de projetos como o vocacional de música e teatro participaram dos encontros. Uma das trocas mais valiosas, além da declamação de textos de novos corajosos, foi a presença de pessoas que estiveram no sarau da biblioteca e visitaram nossa roda no bar do Santista, inclusive funcionári@s da Brito Broca.    


SARAU 
28/08/11

DIVINO SILVA

CLAUDIO SANTISTA

MIGUEL

ADRIANA

Já os mini-cursos, foram coordenados por Mareu Souza (contação de histórias) em maio e Divino Silva (declamação poética) em junho. Além da oportunidade de formação e troca de experiências entre os frequentadores do sarau, recebemos a presença de educador@s que atuam na região. O ultimo curso, realizado em julho, teve como mote a Literatura de Cordel e foi organizado em parceria com a Edições Toró.   Foram 5 encontros com sub-temas variados, entre: sistema literário (Allan da Rosa), imaginário e natureza (Rogério de Almeida), geografia  (Billy Malaquias), presença feminina (Claudia Rejanne) e Africanias e Iconografias (Maria Antonieta Antonacci). Esse curso contou pessoas de vários lugares da cidade e de Pirituba, onde outras vertentes de compreender o cordel e sua formação histórica, foram apresentados e fundamentados pelos educador@s.

Portanto, no ultimo sábado realizamos a ultima atividade relacionada a esse projeto, nas próximas semanas haverá uma reunião junto a coordenadoria,  para concretizar a possibilidade de estender essas atividades.


CURSO LITERATURA DE CORDEL
22/07/11
(Billy Malaquias)







CURSO LITERATURA DE CORDEL
29/07/11
(Maria Antonieta Antonacci)




Um comentário:

Mar Eu disse...

A vida é círculo mesmo...sempre tive essa ideia na cabeça...há 10 anos atrás, participei de muitas atividades em uma exposição do SESC POMPÉIA - 100 anos de Cordel. Uma dessas atividades foi uma oficina de carimbos (Calcogravura e carimbos de madeira)...utilizei um dos carimbos que fiz, nos meus livretos do curso de contadores de história...
Levando o folheto da exposição pro Allan da Rosa ver eu descobri que ele foi um dos curadores dessa exposição...
Não é mágico isso?
Amei o curso...as pessoas...
Amei compartilhar coisas na oficina de contadores, participar da oficina do Divino...
Aprendi tanta coisa...
Fico viajando e achando que talvez daqui 10 anos, alguém faça novamente um link como esse que fiz...só que dos nossos cursos...
Mágica pura...