Tradutor

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Oficina e Lançamento de livro com Cidinha da Silva (Espaço Cultural Elo da Corrente)


Cidinha da Silva é prosadora. 

Organizadora de "Ações Afirmativas em Educação: experiências brasileiras" (Selo Negro Edições, 2003, 3a edição) e co-autora de "Racismo no Brasil" (Peirópolis, 2002) e "Colonos e Quilombolas" (Irene Santos - edição da autora, Porto Alegre, 2010). Tem dois livros de histórias curtas publicados pela Mazza Edições: "Cada Tridente em Seu Lugar" (2007, 3a edição) e "Você me deixe, viu? Eu vou bater meu tambor!" (2008). Escreveu também uma novela juvenil, "Os nove pentes d'África" (2009), "Kuami" (Nandyala, 2011), um romance para todas as idades, e "O mar de Manu" (conto, Kuanza Produções, 2011). 
 

Participa da coletânea "Questão de pele", organizada por Luiz Ruffato para a editora Lingua Geral, com o texto "Dublê de Ogum". Tem alguns textos em processo de adaptação para o cinema e, recentemente, "Os nove pentes d'África" chegou ao teatro. "Oh, margem! Reinventa os rios!" ( crônicas, Selo Povo Edições, 2011) é seu próximo livro, no prelo.  

Em 2010, seu primeiro livro, “Cada tridente em seu lugar” ( Maza Edições, 2006), ofereceu base conceitual para a campanha publicitária Novembro Negro, da Secretaria de Promoção da Igualdade do Governo do Estado da Bahia, disponível no Youtub: http://www.youtube.com/watch?v=XCdBBSqwruc É editora do blogue cidinhadasilva.blogspot.com 


Oficina: A (des) construção de personagens negros na literatura infantil brasileira
Duração: 3 horas
Data: 18/10/11 (terça -feira)
Realização: Coletivo Cultural Elo da Corrente, Coletivo Cultural Poesia na Brasa e Kuanza Produções
Ementa: Os conteúdos ministrados na oficina articularão três temas, a saber: 
1 - Uma mirada crítica sobre a personagem tia Anastácia e as motivações político-racistas de seu criador, Monteiro Lobato, a partir de excertos de sua correspondência a amigos eugenistas, compilados por Ana Maria Gonçalves. 
2 - Comentários breves sobre personagens negros na obra de Ziraldo e nos quadrinhos produzidos no Brasil. 
3 - Um olhar crítico sobre as africanidades e o personagem negro na literatura infantil feita no país pelas editoras convencionais, pelas editoras negras e pelas editoras de literatura periférica.

25 vagas 
Incrições até 16/10 
pelo email: elodacorrente@hotmail.com



O MAR DE MANU

O mar de Manu, terceiro livro para todas as idades, de Cidinha da Silva, é um conto pleno de poesia e imagens. São pequenas histórias de sabedoria narradas no fluxo de um dia e uma noite vividos por Manu.

A gente de Minas Gerais, assim como Manu, menino oriundo de algum lugar entre o Mali, o Níger e o Burkina Faso, precisa inventar o mar. As características geográficas desses lugares levam seus moradores a produzir metáforas sem água para representar o infinito. É o que faz Manu, personagem que aprendeu a sonhar com a mãe. 

Cidinha da Silva, desta feita em um texto curto, prossegue no caminho da escritura em linguagem simples e direta que dialoga com as instâncias mais sensíveis do leitor.

O mar de Manu é a primeira publicação da Kuanza Produções, uma editora dedicada à formação do leitor literário e à ampliação do espaço editorial para as africanidades no Brasil.



Nenhum comentário: