Tradutor

domingo, 9 de setembro de 2012

Sarau Elo da Corrente - Lançamento do livro "acorde um verso" de Michel Yakini


A última quinta – feira foi um dia daqueles, a barriga feita um congelador, o peito trepidando de ansiedade, as horas demorando em dobro, mas eis que chegou o momento tão esperado: o lançamento do livro “acorde um verso”. Fiquei leve, sorriso à mostra, que noite gostosa... entre amigos ...

Quanta surpresa boa: receber de viagem a escritora e fotógrafa Sonia Bischain, ela estava na Irlanda, e foi um dos alicerces importantes pra obra vingar, trabalhou intensamente comigo nas revisões de texto, na arte final, na proposta editorial. O camará Allan da Rosa, que escreveu um texto que considero um dos mais importantes publicados sobre nosso movimento que já tive oportunidade de ler, propondo menos confete e mais interrogações sobre cada engrenagem, além de comentar cada texto com um carinho de quem vê seriedade no fazer literário e não fontes pra numerologias. O amigo Gustavo, do Jardim Ângela, trouxe uma noticia porreta, pois passou no vestibular em Campinas e ainda trouxe mais dois amigos (Giorgia e Adriano) da Unicamp pra conhecer o sarau. A Celinha e o Paulo (locais da nossa roda) também vieram com uma amiga (Mary) de Uberlândia-MG, desse jeito da até pra se sentir importante, hein!

Chegaram também os amigos Fuzzil, Flavia Rosa, Pri Preta, Lucia Makena, Mareu Souza, Martinho da Bahia, Zé Correia, Jandir Capoeira, Osmar, Raquel Almeida, Santista, Diogo, Chellmí, Clayton, Samanta Biotti, Jú Queiroz, Mari, Paulinho e até a Yakini veio no bar pra me dar um abraço travesso e alegrar nossa roda. Tô feliz e agradeço demais a presença de cada um nesse momento tão fera pra mim. Aos amigos que ainda não puderam chegar, quero muito o abraço de cada um assim que puder, certo?!

O bar do santista, o Sarau Elo da Corrente, tem uma ligação direta com minha literatura, foi aqui que tudo iniciou, há cinco anos, o primeiro livro lançado, o primeiro sarau concluído, o terreno pra semente, onde nossa arvore cresceu e edificou, foi aqui que as primeiras páginas foram lidas, que os primeiros livros vingaram, que as amizades surgiram, é nesse lugar que ainda hoje o tempero de cada quinta é diferente. A memória ativou e senti saudades de muitas coisas, a confirmação de outras tantas e senti o futuro me abraçando bem forte, na sinceridade.

Que venha os outros lançamentos: Mesquiteiros, Récita Maloqueirista e Perifatividade, satisfação em chegar no terreiro dos parceiros!

Na próxima semana nossa roda recebe o escritor  Ferréz, lançando seus livros: “Deus foi Almoçar”  e “Pote Mágico” e batendo um papo sobre literatura, carreira e outros corres, visita mais que esperada.

Axé sempre!

Michel Yakini

 






















Um comentário:

Mar Eu disse...

Gostei muito do livro. Já te falei que você me lembra outro poeta, pelo estilo burilado dos versos. Porque não dá mole pras facilidades e armadilhas dos versos que apontam o dedo, mas não saem disso.
O texto do Allan me instigou também. Questionamentos que ando fazendo com meus trampos e o que vejo no mundo também.
É isso. Vida longa aos belos versos.