Tradutor

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Zeca: O Poeta da Casa Verde (próxima quinta no Sarau Elo da Corrente)


O poeta nasceu dia 23 de abril de 1927, em São Paulo. Ainda novo, aos 13 anos, atuava como passista-mirim na escola de samba do Morro das Perdizes (a primeira escola de samba de São Paulo).
“O samba de São Paulo vinha do interior, vinha das lavouras de café, e foi em um dessas lavouras que Zé Maquininha pai de Zeca, aprendeu samba, congada, reisado. Era o samba batuque, o samba de trabalho, o samba do toco” onde os negros resgatavam sua identidade perdida nos navios negreiros com o som de seus instrumentos peculiares, Zé Maquininha veio para São Paulo e trouxe junto consigo, o samba.




   Pensando em Samba de São Paulo, é possível ser ver uma grande ausência de registro cultural musical de poetas como Zeca da Casa Verde. Contrariando essa lacuna formal, sobrevive a rica vivência de alguns senhores e senhoras que conviveram de forma tão poética e sincera com o poeta Zeca da Casa da Casa Verde, memórias essas que nos foram passadas ao longo de cada entrevista feita. 
    
          O acesso à obra de Zeca da Casa Verde e informações sobre o momento histórico em que se finda a escravidão e a vinda dos negros dos interiores para São Paulo é uma realidade apenas contada por pessoas de mais idade, informações às quais, mesmo com a internet, temos grande dificuldade em conhecer isso justifica esse projeto e o configura como um grande "tesouro" ao qual todos agora, terão acesso.


04.10.12 (QUINTA-FEIRA)

SARAU ELO DA CORRENTE

RUA JURUBIM,788


PIRITUBA
BAR DO SANTISTA

20:30




Nenhum comentário: