Tradutor

segunda-feira, 28 de julho de 2014

MOSTRA NEGRA CONSCIÊNCIA

Na ultima quinta-feira (28/07/14) iniciamos os trabalhos da Mostra Negra Consciência, no Espaço Elo da Corrente em Pirituba. Essa mostra faz parte de um projeto aprovado no edital VAI 2 e tem como programação, até dezembro, saraus literários, encontros de formações (teóricas e artísticas), a publicação de um livro de poesias de Raquel Almeida e um show comemorativo de 7 anos do Coletivo Elo da Corrente.

Os caminhos foram abertos com o professor e pesquisador Mario Medeiros (Unicamp) com palestra "Algumas relações possíveis entre as ideias de Literatura Negra e Literatura Periférica" e o lançamento do livro "A descoberta do insólito - Literatura Negra e Literatura Periférica no Brasil (1960-2000)".

Mesmo com uma noite de chuva e frio a conversa foi aquecida e trocamos saberes por mais de 1h30 com nosso convidado. Mario fez reflexões acerca de sua pesquisa, mas também comentou com vê o momento atual dos escritores negros e periféricos nas questões de aproximação-distância, ser ou não ser cânone, a possível a assimilação da industria cultural, bem como a relação entre academia pra além dos muros, a importância do saber e nossa da presença na universidades públicas, entre outras interrogações do tema.

Missão cumprida, a sequencia prevê mais um sarau no dia 14/08 no bar do Santista, e as próximas formações serão com a artista Rosângela Macedo (Sambaki), que vai girar os batuques do jongo e do samba de bumbo paulista, nos dias 06 e 20 de agosto em nosso Espaço Cultural.

Logo mais a divulgação. 

Seguem as fotos do encontro com Mario Medeiros:






















  

  

    

Um comentário:

Anônimo disse...

Só fortalece a caminhada amig@s do Espaço Cultural Elo da Corrente. Satisfação enorme caminhar nas mesmas estradas que você. Axé Sempre.
Vagner Souza