Tradutor

quarta-feira, 1 de março de 2017

Sarau Elo da Corrente volta em 09/03 com Rodrigo Ciríaco e Mesquiteiros

Dia 09/03 o Sarau Elo da Corrente está de volta, celebrando o início de 10 anos de atividade, no primeiro encontro de 2017 vamos receber os lançamentos de Rodrígo Ciríaco e do Coletivo Mesquiteiros.

SARAU ELO DA CORRENTE
09/03/2017
20h30
BAR DO SANTISTA  - PIRITUBA

LANÇAMENTOS:

VENDO PÓ... ESIA (Rodrigo Ciríaco)

PODE PÁ QUE É 10! - (Rodrigo Ciríaco / Mesquiteiros )




Vendo Pó...esia! é a reafirmação da poiesis de protesto de Rodrigo Ciríaco, poeta-farsante e artista-cidadão que alerta a nossa consciência através de uma miríade de estratégias formais que incorporam desde a influência da poesia concreta, aquela em que as palavras não devem se sentar à mesa como cadáveres em banquetes, até o poema-piada modernista. 

 A fatura poética de Ciríaco, seja através de poemas visuais ou narrativos, é tracejada com o objetivo de perturbar nosso torpor diante da opressão cotidiana que atinge desvalidos como o Edilson do poema “7 X 1”, menino de rua que cheira cola enquanto arrasta sua carroça com sofreguidão.  

 As construções-manifesto do autor como “Biqueira literária”, “Notícias do Brasil” e “Manifesto Clandestino” são entremeadas com poemas gráficos que intrigam e estimulam outro olhar, como “Artigo 06” e “Justiceiros”, tributários da totalidade verbivocovisual desejada pelos concretistas pioneiros. 

 A elaboração literária de Vendo Pó...esia! expressa as demandas daqueles que precisam de um mínimo de justiça social. 

 Vendo Pó...esia!,  Rodrigo Ciríaco,  Editora Nós,  R$ 30,00 (trinta reais) 


Rodrigo Ciríaco




Pode Pá Que É 10! é a nova antologia de poesia e prosa que celebra os 10 (dez) anos  do projeto de incentivo à leitura e difusão literária “Literatura (é) Possível”. Organizada e editada pelo educador e escritor Rodrigo Ciríaco, traz textos de diversos jovens e adolescentes que integram o coletivo Mesquiteiros, além de autores e poetas convidados, como Sérgio Vaz, Conceição Evaristo, Ferréz, Roberta Estrela D`Alva, Binho, entre vários outros.

 O trabalho é pioneiro na utilização dos saraus e da literatura marginal-periférica como ferramenta pedagógica na formação / mediação de leitores dentro da escola / ensino (in)formal. Suas ações contemplam saraus, oficinas, encontros e concursos literários, além de publicações de livros. Em dez anos, textos de mais de 200 (duzentos) poetas e escritores, em sua maior parte jovens e adolescentes das periferias de São Paulo foram publicados nas quatro antologias editadas pelo coletivo.


Pode Pá Que É 10! – Antologia de Poesia e Prosa ORGANIZAÇÃO: Rodrigo Ciríaco / Mesquiteiros SELO: Edições Um por Todos VALOR: R$ 20,00 (vinte reais) –

Nenhum comentário: