Tradutor

sábado, 1 de novembro de 2008

Indicação de livros

Geurra dentro da gente
Paulo Leminsky

Capitão Mouro
Georges Bourdukan
*
*
*
Poxa! Eu curto ver as indicações de livcros no blog dos parceiros e seguindo a trilha do meu xará Ciriaco, quero indicar algumas leituras que fiz recentemente, além dos lançamentos que não param de acontecer na nossa cena literária (O segredo no céu da boca, Meninos do Brasil, Duas Gerações Sobrevivendo no gueto) que de praxe li e já indico de antemão.
*
Primeiro quero escrever sobre livro "Guerra dentro da gente" que é uma novela infanto juvenil escrita (nada mais, nada menos) por Paulo Leminsky, escritor curitibano, mais conhecido por sua produção poética.
*
Nesse livro Leminski narra a história de um menino (Baita), filho de lenhadores que a convite de um velho se interessa em aprender a arte da guerra. Nessa jornada o menino aceita o convite e é vendido como escravo por esse mesmo senhor. A partir daí a estória toma diversos rumos de ensinamentos a esse jovem sobre o valor humano e seu ponto de vista, conforme a posição que cada um ocupa na hierarquia social, suas necessidades e paixões. Demonstra como Baita, ao estar acompanhando um grupo de viajantes, em fuga do circo em que era explorado, vê uma cidade devastada pela guerra, jurando nunca desejar ou fazer aquilo a ninguém, tamanho o espanto com a violência aflorada naquele vilarejo, e num segundo momento, já como um guerreiro de um grande reino, se submetendo a uma guerra para conquistrar a mão da filha do rei.
Uma leitura instigante, que me cativou pela criatividade e a pela forma que apresenta a discussão moral, sem mesmo precisar explicitar as questões, privilegiando a reflexão critica dos acontecimentos. Vale muito ler.
*
*
*
O segundo livros é "A incrivel e Fascinante história do Capitão Mouro" do escritor libanês Georges Bourdukan. Uma pesquisa histórica que ao se depara com um documento do século 17, descrevendo um tal "Capitão Mouro" que é citado como parceiro de Zumbi, durante a resistência do Quilombo de Palmares.
*
O autor transforma essa em um romance, no qual o muçulmano Saifudin chega ao Brasil, após ser encontrado por um grupo de judeus em alto mar, e torna- se, batizado pelo próprio Zumbi, o Capitão Mouro. O livro tem uma pegada literária interessante pois usa e abusa do artificio ficcional para descrever as façanhas de Saifudin ao lado dos quilombolas e detalhes intimos da vida de Zumbi, mas também preserva muito da pesquisa histórica, realizada no Brasil e na África em relação ao desenvolvimento do sistema escravocrata, suas torturas, estratégias de opressão e ganância, até a caçada de Domingos Jorge Velho na capitania de Pernambuco, em confronto direto com Palmares.
*
Muitos dos relatos descritos no livro são pontuados dessa forma: "Isto a história registra." Vale ressaltar a influência religiosa que o autor destaca no livro, sempre demonstrando que Saifudin era um diferencial entre todos os outros personagens, por conta da sua capacidade desenvolvida como um fiel muçulmano, despertando muita admiração de Zumbi.
*
Portanto, esse livro também é uma indicação indispensável a quem se interessa em conhecer mais sobre a história do Brasil- Colônia, distante do viés heróico português, e também sobre a história de Zumbi e do Quilombo de Palmares.
*
*
É isso aí!
Boa leitura!!!
Michel



Nenhum comentário: