Tradutor

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Sarau + Odisséia das Flores + Perifeminas (ontem)

Ontem, realizamos 19ª edição do Sarau Elo da Corrente na Biblioteca Brito Broca, em Pirituba, pelo projeto Veia e Ventania na Bibliotecas de SP. Essa iniciativa acontece em parceria com o Sistema Municipal de Bibliotecas, desde 2011.

Esse ano cada sarau recebe uma atração especial, e quem chegou pra fortalecer neste mês foi o grupo de rap feminino Odisséia das Flores, das mc´s Jô Maloupas e Chai, e o lançamento do livro Perifeminas (FNMH2 - Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop), que foi apresentado pela produtora Lunna Rabetti.

Além disso, os alunos do EJA e professores da Escola Silvio Portugal, chegaram em peso, mais uma vez e participaram do sarau de ponta a ponta. Esse público é muito significativo, pois é de uma escola da região, que possibilita a chegada de senhores, senhoras e jovens que são nossos vizinhos e não conheciam nossa roda de poemas, mas que a cada mês tem se identificado com a proposta e participado positivamente.  

Ontem o fato mais marcante, além dos poemas, da música que são de praxe, foi a surpresa de um aluno que se aproximou no inicio do sarau, meio tímido e me chamou pra entregar uma sacola com três litros de refrigerante, pra somar na confraternização que rola sempre no final de cada sarau.

Isso é um sinal que ele se sentiu a vontade pra contribuir e participar, e de que gosta e valoriza o acontecimento, assim como os alunos que trazem seus filhos pro sarau, numa atividade extra-classe. Esses fatos fazem a gente ganhar o dia e ter a certeza que o sarau na biblioteca é fundamental em nossas atividades voltadas pro bairro.

O próximo encontro na biblioteca será no dia 25 de julho, e receberemos o lançamento do livro "Memórias da Noite e outros poemas revisitados" de Abelardo Rodrigues, além de um bate-papo com o escritor Oswaldo de Camargo, dois dos maiores expoentes da literatura negra no Brasil. Uma noite que promete.

Antes, no dia 11 de julho, acontece nosso tradicional sarau no bar do Santista, com lançamento do livro Águas de Cabaça, de Elizandra Souza, descontraindo com nossa Festa Julina, e a comemoração do nosso 6º aniversário.

Tod@s convidadíssimos!!!

Segue as fotos do sarau de ontem:


BP Brito Broca



Lunna, Julio, Michel e Raquel




Chai

Odisséia das Flores

Douglas Alves

Martinho da Bahia

Edú Godoy

Jandir Capoeira


Formiga

Lunna


Osmar Proença

Chai

Samanta Biotti e Raquel Almeida



  






quinta-feira, 20 de junho de 2013

é bom se ligar ...

Tá ligado aquele filme "A Onda" 

é bom assistir antes de ir pra passeata

aos desavisados e brasileiros inflamados pelo
 "GIGANTE" e pelo "POVO ACORDADO" pode ajudar

SE LIGA NEGRADA!
SE LIGA PERIFERIA!


quarta-feira, 19 de junho de 2013

Hoje é na Brasilândia!!!



Quarta-feira -19/06/2013 às 18:00 !
Ato contra o aumento da tarifa do transporte público - 3,20 Sem Chance !
3,20 LITERALMENTE TÁ TIRANDO A FAVELA !

CONCENTRAÇÃO: IGREJA STO. ANTONIO - Rua Parapuã - 1903 - Vila Brasilândia -
São Paulo.


Vamos tomar a cidade toda!!! A quebrada (Vila Brasilândia) não pode e não está vendada diante das impurezas do Estado Opressor !

Como dizemos na nossa quebrada, " AQUI NINGUÉM TÁ DE CHAPÉU ATOLADO"

"VEM, VEM, VEM PRA RUA VEM, CONTRA O AUMENTO !"

Venham que a causa é legitima. Os próprios moradores do bairro estão se articulando.

O ATO É VERDADEIRO !

terça-feira, 18 de junho de 2013

Nada, de novo? (por Michel Yakini)



A Copa, já diz no nome, é pra quem tem copa. Os estádios brasileiros são elitistas desde sempre, tanto que antes, desde o inicio do século XX, tinha um estilo comparado aos atuais desfiles de chapéus-botox nos turfes no Jóquei, foi só o fim da Geral que deixou tudo como antes e tirou uma parte, que eles chamam de “penetras”, da festa. Essa é uma pauta perdida.

Agora nas ruas o caldo tá engrossando, só me surpreende as surpresas: 

A ditadura havia acabado só pra vocês! A polícia é violenta todo dia! A gente tem medo dela, sim. Porque quando querem nos calar, não vem com bala de borracha, é chumbo no lombo, mané. Porque sabem que a gente não tem advogado solidário pra nos defender. Porque sabem que não vai ter celebridade se maquiando com nosso sangue. Pois a gente é a parte que pode sumir.

Como diz um amigo meu: "Jacaré que vacila, vira bolsa de madame". Tô ligeiro, e não me inflamo de emoção, mesmo quando isso me ameaça, pois cinco minutos ouvindo com alegria o coro do “povo” me fez vacilar e ficar de costas pra um grupo de “Carecas Nacionalistas” exigindo seu bolo na democracia, com faixas bem legíveis pedindo “Intervenção Militar, Já!”. Tô ligeiro! Sei bem de quem eles querem o fim e quem eles seduzem pra parceragem. Falta pouco pro Datena, o Willian Bonner e Fátima Bernardes, mais o Boris Casoy colar. O Jabor já pediu desculpas, tá juntão!

Na boa, não caio nessa de levantar slogan: “Verás que um filho teu não foge a luta” e ficar cantando o hino nacional, carregando bandeira de “ordem e progresso”, e dizendo “eu amo minha pátria”. Sou filho da dona Maria Elisa, a merendeira da escola, e foi pra ela que eu expliquei o motivo de estar lá, só pra ela. Depois que a onda passar o foco vem pra gente e é possível que todo ódio acumulado dos coturnos seja descontado nas quebradas mais uma vez. Ou onde vocês acham que eles fazem seus treinamentos e descarregam a fúria contida, pra te proteger?

Pátria? Parece papo de TFP. Tô aqui de imposição, desde os navios, depois nos paus-de-arara e agora pela migalha oferecida pra servir.  A minha mãe é mãe solteira!

Ainda sim, o melhor lugar agora é as ruas!

Ficar na quebrada, mais do que nunca, não vira! Só chega noticia de telejornal bomba e indignação de quem não consegue terminar seu turno até as seis ou chegar a tempo de ver a novela das nove. Então é melhor colar, somar no que nos interessa, mas sem empolgação, saber onde anda. Até porque tem muitos dos nossos lá, na linha de frente.

Mas ficar andando na Vila Olímpia, na Berrini, dá a seguinte sensação: De que a qualquer momento o “povo” vai atravessar a rua, virar uma esquina, e entrar pra dentro dos prédios chiquetosos, no seu “lar doce lar”, e a gente vai ficar mais uma vez esperando o trem sujo da Leopoldina.

Mas já que você acordou de seu sono tranquilo, ganhou o beijo de cinderela, e agora acha legal ser auto intitular “povo”, saiba que pra mim é nada, de novo, cara pálida!

Caminhada atentada, sem tempo pra lagrimar!


Porque se o “povo” conseguir o que quer é certo que eles voltem pros cursos endinheirados das faculdades públicas, pras escritórios engravatados, pros condomínios de luxo, pros pedidos de paz branca na Paulista, pra cara pintada de tucano e pro jantar que está servido. Espero estar enganado,  mas tá com cara, mano véio, que pra gente não dê em nada, de novo!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

5° ONNIM - Projeto Sangoma


O Coletivo Cultural Esperança Garcia estará Sábado 08/06 na Sede Capulanas trocando idéias sobre o filme "Para Garotas coloridas - For Colored Girls". O filme é realizado por Tyler Perry, baseado em 20 poemas de Ntozake Shange, onde mulheres sem nome com algo em comum, a cor, falam de amor, o aborto, a violação e abandono. Uma obra que valoriza à força da mulheres negras.

domingo, 2 de junho de 2013

Edição Especial - Sarau do Amor (Apresentação: DJ Edimilson -Diferenciado)

Sarau Elo da Corrente - edição especial: Sarau do Amor
Apresentação: Deejai Edimilson (o deejai diferenciado)

"QUEM NÃO FALAR DE AMOR LEVA VAIA!!!"



Colabore com a Rádio Comunitária Urbanos FM

Durante o evento será vendida uma rifa com os seguintes prêmios:
1º premio - TV LCD 39"
2º premio - DVD/karaoke
3º premio - um relógio de pulso com 7 pulseiras
4º premio - playstation 2

Valor: R$ 5,00
sorteio 31/08/13 (loteria federal)


Ponte de Venda: Bar do Santista