Tradutor

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Grupo Alerta ao Sistema - por Raquel Almeida

familia Alerta ao Sistema no palco


O grupo de rap Alerta ao Sistema, teve sua origem em 1998 no bairro de Pirituba, acompanhando os eventos do bairro e de outros bairros da cidade de São Paulo.

Essa já é a terceira formação do grupo, com a saída do dj Btr, e dos mcs, Smoke, Destro e Jp. O grupo contiuou com, Jr mc`s e o Mannu UF, Durante algum tempo depois das saida dos integrantes conseguimos trazer pra somar com o Alerta ao Sistema a Backing Vocal, Raquel.*Formação: *Mc: Jr *Mc: Mano U.F *Backing vocal: Raquel.

*O Alerta ao Sistema, possui 9 anos de vida no rap, nesta caminhada cheia de dificuldades, conseguimos participações em vários eventos de São Paulo. Além de participações em eventos sociais e rádios comunitárias.
*Objetivo: Através de rimas construtivas atingir a mente da juventude que mora em favelas ou bairros periféricos para sua alto estima, deixando de lado as drogas
e o crime.






Faço parte do Alerta ao sistema á 3 anos, é uma satisfação imensa. Ontem nós terminamos nosso primeiro cd, saimos do estúdio satisfeitos e contentes por isso. Depois de alguns anos na correria conseguimos concluir o trabalho.

Espero que nossos objetivos continue sendo os mesmos, pois observo que no rap ta faltando muito comprometimento com a idéia lançada nas letras, ou seja, não ha um compretimento social. Hoje em dia os rappers estão muito preocupados com lucros, tanto que se subimetem ao ridiculo da mídia.

Observo nos shows o quanto é desunido o movimento, é Mcs que querem fazer " a letra mais loca" ou a back vocal que quer cantar melhor que a outra, automaticamente o palco vira um rigue. Me sinto mal por ver isso, sendo que a proposta inicial era se unir contra o preconceito, contra o descaso, enfim,protestar mesmo.

Infelizmente isso está sendo esquecido, mas eu estou animada com outra coisa, com a LITERATURA PERIFÉRICA, semana passada se confirmou tudo pra mim, terça- feira passada no lançamento do livro Suburbano Convicto pelas periferias do Brasil, eu sai de lá muito emocionada e contagiada com tudo que vi e ouvi, fiquei super feliz por conhecer tantas feras e o melhor de tudo, o quanto essas feras são humides, não pagam de estrelas nem de superior.

Na Cooperifa na quarta- feira passada, também me senti assim, quanta gente simples, alegre,tudo foi contagiante, pena que tivemos que ir embora cedo por causa da condução,mas valeu a pena pegar trânsito, pra ver a formação de guerrilha de perto.

Concluindo, fiquei com a alma lavada. Por ver que a literatura periférica esta revolucionado mesmo, não é modinha, o negócio é sério , não tem disputa de quem escreve melhor, pelo contrário, todo mundo se aplaude,é muito lindo.

Mas apesar de tudo fico feliz que muitos raprs estão se envolvendo com a literatura periférica, isso é um bom sinal,e o melhor de tudo é que NEM TODOS SE VENDEM! Espero sinceramente que o Alerta ao Sistema continue nessa mesma caminhada e que a o movimento literatura periférica cresça mais e mais, dando exemplo e mostrando que tudo que escrevemos e falamos não fica só nas palavra, se aparece na ATITUDE.





Nenhum comentário: