Tradutor

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

3° Prêmio Cooperifa (Ontem)

Bar do Zé Batidão lotado

Rodrigo Ciriaco (ao fundo), Robson Canto e Fanti


Ontem colamos (Raquel e Michel) no bar do Zé batidão. extremo sul da zona sul, onde acontece toda quarta feira o sarau da Cooperifa, mas ontem foi uma noite mais que especial, porque aconteceu a entrega do 3° prêmio Cooperifa aos guerreiros e guerreiros que lutam dia a dia por uma periferia melhor.



A gente saiu de Pirituba as 19:00 hs, mas pra variar a cidade estava um caos, como sempre, e demoramos 3 horas e meia pra chegar lá. Poxa, perdemos uma boa parte da entrega do prêmio. Logo na chegada trombamos o mano Renato Vital e ele disse que quer vir no nosso sarau. Dentro do bar, o guerreiro Fanti também falou que vai chegar com nóis por aqui, satisfação irmãos, já é!



O mano Robson Canto disse que fez uma homenagem ao nosso sarau Elo da Corrente quando recebeu seu "Dom Quixote de la Periferia", uma pena que não estavamos para ver, mas estamos muito feliz por isso e pela linda festa que foi realizada pelo poeta Sergio Vaz e os todos os cooperifericos. Cada sorriso, cada fala me fortalecia ao ver e ouvir. Quando encontramos com o Rodrigo Ciriaco o mano passou mó consideração e disse, com o prêmio na mão: "É nosso, mas vai ficar comigo beleza?", merecido mano! Lembrou a época da minha adolescencia que uma vez eu e meus trutas ganhamos um campeonato de futebol na escola e o troféu ficou com um dos meus amigos, mas a vitória foi de todos nóis. A Elizandra irradiava alegria nos olhos, não tinha como não sorrir também. Periferia agora tem motivos pra celebrar, demorô!!!



Fiquei emocionado ao ver o Akins recebendo seu prêmio, sorridente e dividindo com todos nós, enfatizando a importância da nossa literatura e o acesso de várias quebradas aos livros. O Allan da Rosa falou sobre a Edições Toró, um sonho que virou ralidade, uma editora da periferia para periferia, loco mesmo! Os manos d0 grupo Negredo também trincaram e já chegaram pontuando: "Nóis fazemos rap pelo social, pela favela" "É preciso deixar o salto alto de lado e fazer pela favela", isso memo !!! O Buzo também tava muito feliz, o blog Suburbano Convicto recebeu o prêmio, pelo trabalho realizado por ele e pela Marilda Borges, sua esposa e fotografa oficial do gueto, logo tamô chegando no Itaim também!



Por causa do horário do busão, tivemos que ir embora, mas com certeza voltaremos, pois a Cooperifa é nossa referência de luta, arte cidadã e humildade.

Obrigado a todos vocês!



Michel da Silva

Nenhum comentário: