Tradutor

sábado, 26 de janeiro de 2008

ENTREVISTA MICHEL DA SILVA P/ SITE LITERATURA PERIFERICA

Michel da Silva (foto: Marilda Borges)



Segue abaixo uma entrevista que concedi ao escritor Alessandro Buzo e foi publicada no blog, onde também sou colunista, "Literatura Periférica". Firmeza Total... Visite os blogs da Suburbano Convicto produções e leia várias entrevistas com grandes personalidades na nossa cultura






Buzo- Como foi o corre do seu primeiro livro: Desencontros ?

Michel da Silva: Eu tinha alguns contos que eu mostrava somente pra alguns amigos e nada mais, até que um dia conversando com o Mannu U.F (Alerta ao Sistema) ele incentivou: "Ai mano, porque não um livro?". No começo não acreditei muito, mas como já estavamos no apetite de movimentar a quebrada culturalmente, percebi que batalhar pelo livro seria legal. Primeiramente os contos foram publicados no blog Literatura Periferica, com apoio do Buzo, e depois o livro foi lançado no nosso sarau em Pirituba. Esse trampo é dedicado ao nosso bairro.


Buzo- Alcançou as suas expectativas ?

M.S- Até superou. Lógico que em relação a vendagem e distribuição eu não encanei com números, mas os poucos exemplares distribuidos em Pirituba e pros manos e minas de várias quebradas, fortaleceu muito nossa correria. Consolidou o sarau, conhecer novos parceiros, fortalecer com outros, ver gente que não lê se interessar por literatura, alguns até se descobrindo como poeta e militante. O aprendizado tem sido mil grau.


Buzo- Fale da sua participação na coletânea: Suburbano Convicto - Pelas Periferias do Brasil ?

M.S- Mó responsa, respeito e satisfação por essa oportunidade, estar ao lado das nossas referências de luta nesse livro e marcar história com algo positivo da nossa cultura é muito importante. Espero que esse ano se concretize o volume dois, com novos autores pra nossa literatura e a produção de conhecimento se tornar uma realidade nas periferias de todo Brasil.


Buzo- E no CADERNOS NEGROS - Volume 30 ?

M.S- Cadernos Negros é muito mais que um livro, é uma resistência do povo preto, a prova que a verdadeira liberdade está nas nossas mãos. Participar de uma luta que começou antes de eu nascer e que hoje me faz acreditar no mesmo próposito é emocionante. A luta racial é importante, o surgimento da periferia tem base no racismo e a discriminação impede que muitos periféricos sintam orgulho da sua negritude, da sua cultura. Escrever literatura negra é resgatar a importância desses valores. Outro fato importante é que foi meu primeiro trabalho junto com minha esposa e companheira de luta Raquel Almeida.


Buzo -Fale do Sarau Elo da Corrente que promove toda quinta em Pirituba ?

M.S- Nosso sarau com certeza é fruto da semente que Alessandro Buzo, Sergio Vaz, Ferréz, Allan da Rosa, Sacolinha, Elizandra, Dinha e tantos outros guerreiros (as) da nossa cultura plantam em nossos becos, vielas e nas portas de bares. É uma união entre a rádio comunitária Urbanos, o grupo Alerta ao Sistema, nosso anfitrião Claudio Santista, que a cada dia tem envolvido mais a nossa comunidade na literatura, no conhecimento, auto - valorização e organização. É só o começo, somos minoria no bairro ainda, mas acreditamos no trampo e vamos seguir em frente.


Buzo- Porque escreve ?

M.S- Escrevo pra contar nossas histórias, pra mostrar nosso valor, pra exercer liberdade de expressão. Acredito que o acesso a cultura e o conhecimento são as únicas forma de mudar nossa realidade tão desigual. Mas tem que ser nós por nós, informação da periferia pra periferia, senão vai continuar tudo como sempre esteve.


Buzo- Um Livro ?

M.S- São muitos... mas o livro da peça teatral "O pagador de Promessas" de Dias Gomes foi o primeiro que me fez sentir a literatura criar vida.


Buzo- Um filme ?

M.S- Malcolm X, direção Spike Lee (mas indico o livro também).


Buzo- Fale do livro coletânea que está organizando com o pessoal do Sarau Elo da Corrente ?

M.S- Esse livro é antologia que vai reunir os poetas que frequentam o sarau, escritores do bairro e os irmãos que já nos visitaram a exemplo do Buzo, Canto , Ciriaco, Akins e Elizandra. Vai ser lançado em junho, no aniversário do sarau, e já esta em produção. Será a primeira publicação da maioria dos autores e vem pra consolidar a literatura na quebrada, pelo coletivo, pela união.


Buzo- O que mais vem ai em 2008 ? Um novo livro do Michel da Silva ?

M.S - Além dos corres com o sarau e com o nosso blog. Tem muita coisa engatilhada, confirmado mesmo é o lançamento do nosso selo editorial (Elo da Corrente Edições) que terá como obra de lançamento o livreto de cordel do poeta João do Nascimento, no dia 24/01, logo o convite chega. E a antologia do sarau pra junho. O restante depende de alguns detalhes e por isso ainda não posso divulgar. Eu pretendo publicar um novo livro de contos esse ano, se possivel, com os contos do primeiro livro e outros inéditos, uma versão revisada e ampliada e com tiragem maior, mas sem previsão de lançamento.


Buzo- Um mensagem aos leitores do Blog ?

M.S - Eu também sou leitor do blog e quero dizer pra que continuem lendo e participando porque esse site, com certeza é em pró de uma periferia melhor. Um sonho que eu também acredito em realizar. Tá valendo!!!



Nenhum comentário: