Tradutor

domingo, 15 de junho de 2008

ENCONTRO VAI E SARAU GRIOTS (ontem)

Salve !!!

Ontem fui um dia daqueles dias, de sair de casa de manhã e voltar de madruga. Saimos de casa as 9 da manhã (Michel e Raquel) e fomos direto pro centrão no encontro dos grupos que foram comtemplados com o projeto VAI (Valorizaação das Iniciativas Culturais) da Secretaria Municipal de Cultura.

O encontro rolou na galeria Olido e foi bem proveitoso, com certeza. No inicio foi explicado alguns detalhes do projeto em relação aos tramites burocráticos (parte chata, mas necessária) , depois os grupos foram reunidos por zona. A gente foi colocado no grupo da Zona norte, que além de nós, tinha também a Talita e a Eliane, do grupo de Teatro Parabelo de Pirituba.

A nossa discussão foi bem politica, sobre articulação, dificuldade de dialogar com os espaços públicos, participação das comunidades e novas alternativas de intervenção. No final encaminhamos a proposta de discutir em uma reunião, que será marcada brevemente, a criação de um Fórum Cultural na Zona Norte, para facilitar a discussão e ações que visam superar os problemas apontados. Parece que tem um pessoal sangue nos zóio nos grupos, isso é um bom sinal, o Elo da Corrente ta nessa também.

Depois o 2° encontro (a tarde) foi pela cena representada e nós fomos pra discussão destinada aos grupos de Literatura. Essa discussão foi mais tranquila, a gente conheceu os projetos, trocamos experiências, firmamos parcerias. E tem cada projeto loco, loco, loco. Revistas, Zines, Livros, Saraus, Bibliotecas (fixas e itinerantes) e RPG foram os grupos que compareceram na discussão.


E ontem mesmo já fomos conhecer e somar com o pessoal do Sarau Griots (Itaim Paulista), também um projeto do VAI, apesar de que o sarau já rola desde o ano passado , mas agora com uma estrutura mais firmeza, aliás bem firmeza.


O Coletivo Griots, ocupou um terreno baldio, de uma moradora da comunidade, carpiu o terreno, instalou energia elétrica, comprou um equipamento de som e tá fazendo um sarau bem bacana, com bastante gente presente, de todas as idades e expressões artisticas participando. Ontem foi o primeiro sarau que o coletivo realizou com verba destinada pelo VAI, e o tema foi a cultura nordestina.


Participamos do recital de poesias, vimos a apresentação de poetas , músicos e atores da comunidade, também rolou um filme sobre a FAmilia Gonzaga e a festa de Sao João, bem bacana! Ainda trombamos o parceiro Akins Kinte, tomamos uns vinhos quentes e comemos uma canjica (muita boa!) oferecida na faixa pra todos os presentes. Foi uma noite mágica e com certeza vamos voltar no Jardim das Oliveiras.

O Sarau Griots acontece de dois em dois meses, sempre com uma temática diferente.

Hoje a gente ia colar na mostra de Literatura Periferica em Francisco Morato, com mais um lançamento do livro "Te pego lá fora" - Rodrigo Ciriaco (os eventos não param), mas eu tô no trampo e quando chegar em casa preciso descansar pra mais uma semana de trampo e disposição.

Tamo junto!!!
Para conhecer melhor o Coletivo Griots acesse:
http://www.projetogriots.blogspot.com

Michel

GAlera do encontro VAi

Descontração


SArau coletivo Griots
Comunide presente no Itaim PAulista

2 comentários:

Jéssica Balbino disse...

to carente de uns eventos assim !

Leandro Quirino disse...

Valeu Elo da Corrente.
Compareceu e somou com o griots!

Tamos junto , fortalecendo a corrente!

Abraços!