Tradutor

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

COMENTÁRIOS SOBRE O LIVRO "PRECONCEITO LINGUISTICO"

Segue ai dois comentários deixados na postagem sobre a indicação do livro "Preconceito Linguistico" (Marcos Bagno):
*
*


Olá Michel!
Adorei estar lendo sobre um assunto tão atual e ao mesmo tempo necessária a divulgação sobre o preconceito linguístico, logo depois do debate em que vc participou na Semana Cultural da Cooperifa, eu comecei a ler o livro "A Língua de Eulália" que é de Marcos Bagno, um livro que fala das variações linguísticas muito bom também, te recomendo e espero um dia discutir sobre esse assunto contigo pessoalmente.(Mudando de assunto) Espero que sua esposa e o baby estejam bem!Abraços!
De Lourdes
*
*
Resposta:
Bacana De lourdes!
Esse livro que você indicou "A Língua de Eulália" já me despertou o interesse, pois o autor menciona em várias partes esse titulo. Com certeza esse debate é importante, ainda mais pensando na nossa cena cultural que também é alvo desse preconceito, também espero ter a oportunidade de discutir esse tema contigo, sei que além de poeta, você também está na lida e luta pela educação e vamos poder trocar e fortalecer nossos corres.
A Raquel está bem, nosso bebê está numa geração tranquila e ansiosa (por nós), cada dia é mágico nesse momento.
Um abraço
Michel
______________________________________
Indicação apoiada!
Ótimo livro. Melhor ainda é a discussão que propicia.
Abração Michel!
Leo
*
*
Resposta:
Firmeza Léo! Muito saber que você, que é um leitor e critico assíduo dos problemas que nos rodeiam, também indica o livro e a proposta de discussão. Você tá ligado que a prática escolar influencia muito nesse preconceito e nós como educadores devemos estar atentos para não reproduzir ainda mais esse carrapato social, e além disso promover ações que combatam essa prática. No livro o autor apresenta um método que me identifiquei muito, que é incentivar os estudantes a ler e escrever bastante para dominar esse código padrão(que queira ou não é a referencia nos livros e nas instituições), ao invés de ficar decorando as funções-sintaticas-adjetivas-plutanianas-do caramba a quatro.
Paz pra gente
Michel
*
*
*
Caso você queira escrever sua opinião sobre essa discussão, indicar livros, contrariar (melhor ainda), deixe um comentário para que possamos apresentar para os demais leitores.

Um comentário:

Estêvão Campos - DF disse...

Salve, Michel e família. Licença pra chegar no blog, que por sinal é muito bom (conteúdo de qualidade). Seguinta: me graduei no curso de Letras no ano passado e, durante todo o curso, discutimos muito essa questão do preconceito linguístico. O livro do Marcos Bagno foi muito debatido (com razão), mas também discutimos bastante sobre o livro "Por que (não) ensinar gramática nas escolas", de Sírio Possenti, Acredito ser um livro enriquecedor, certo? Vai aí a sugestão. Além disso, aproveito para dizer que meu trabalho de conclusão de curso foi sobre a literatura que é produzida nas periferias das grandes cidades e, como não podia deixar de ser, abordei a questão do prconceito por diversas vezes. Caso seja do seu interesse, posso te enviar pra você analisar e ver se curte. Abraço e progresso pra "nóis" sempre!!!