Tradutor

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Continua tudo mil grau!!!

Ano vai e ano vem, como escreveu mestre Solano, mas as atividades continuam a mil.
Nosso sarau retorna com mais poesias no bar (do Santista) no ar (pela rádio Urbanos) a partir do dia 15 (próxima quinta) como sempre é só chegar e somar. Dia 17 (re) começa na Brasa também, tamô junto.

Esse ano a maior novidade é que a Raquel e eu estamos gerando nossa pequena grande criança, nosso primeiro filho ou filha, não sabemos ainda, mó ansiedade e emoção, além da responsa que só vivendo mesmo pra saber, curtindo pra caramba esse momento!

Estamos preparando mais três livros pra lançar pelo nosso selo independente esse ano "Vôo de primeira Classe"- de Mannu U.F e MC Jr, que são rappers do grupo Alerta ao Sistema e trazem suas letras publicadas em um roteiro de pegada teatral. O outro trabalho é do nosso anfitrião Claudio Santista em parceria com Paulinho Bispo, reunindo poesias desses dois autores, fundadores do Sarau Elo da Corrente. Além disso, estamos trampando também na próxima obra do parceiro Fuzzil, autor de "Um presente para o gueto" (Edições Toró, 2007 ), que agora vem com seu livro "Caturra", já iniciamos o projeto, o livro já está escrito e bem escrito por sinal. Fuzzil é um grande poeta e rapper do grupo Os Guerreiroz, mó satisfação de trampar junto com esse mano firmeza.

Esse ano não estaremos concorrendo ao edital do VAI, mas estamos trampando junto com a Equipe da Cactoskate, do mano Marquinho e do Heitor b.boy, pra realizar um projeto de sKATE e Hip Hop nas escolas, o Elo da Corrente vai somar na elaboração do texto, na organização dos grupos de rap, esse projeto vai concorrer ao VAI e se for aprovado promoverá ainda mais a cultura e o esporte no bairro.

Eu continuo firme e forte com as oficinas de literatura nas Unidades da Fundação Casa, através do projeto Arte na Casa, da Ong Ação Educativa. Tá sendo um trampo enriquecedor, transformador (pra mim e pra mulecada) , com certeza tenho me identificado demais com essa artimanha . Tenho que escrever um texto sobre essa experiência, mais ainda digerindo tanta novidade.

Um lance que ta pesando, desde o ano passado é minha relação com a Universidade, mas esse ano tenho que voltar a estudar, acredito que posso me dedicar melhor da forma com que ficou as responsas, não quero perder essa oportunidade de adquirir mais conhecimentos pra semear com os parceiros e parceiras, por que é assim que a caravana vai indo, na base da troca de idéia, informação e expansão do conhecimento.

Consegui fazer muitas leituras nesse fim ano e nessa primeira semana de janeiro. Li "Manual Partico do Ódio" (Ferréz), romance muito bem escrito e estruturado, devorei o livro em poucos dias, narrativa contagiante.

Li também "Barbiele" de Dona Laura Mateus, que já conhecia da revista Literatura Marginal, mas que agora degustei em grandes doses, esse livro reúne contos da autora, que tem uma trajetória literária das mais interessantes e uma escrita de muita criatividade, sem muitos rodeios, mas cada história é um despertar de imaginação.

Outra livro chapadíssimo que fiquei dias matutando depois de ler foi "Canções de Solomon" (Tony Morrisson), sem dúvida um dos melhores romances que já li, por vezes me senti criando asas e voando alto com alguns personagens do livro, esse livro tem que ser lido e relido sem miséria, rendeu até uns poemas de cutucão.

Proseei também com Mario Quintana e Luis Fulano de Tal, com a novela "A Noite dos Cristais", que descreve sobre a revolta do Malês, em janeiro de 1835, livro rápido, rasteiro e ligeiro, indispensável para quem quer conhecer mais sobre a história da resistência negra no Brasil.

Ainda hoje, li calmamente "Canto Negro" que reúne poemas do mestre Solano, com as clássicas "Tem gente com Fome", "Gravata Colorida" e "Sou Negro".

Agora pretendo ler um pouco sobre teorias, já comecei "Preconceito Linguístico" de Marcus Bagno que ganhei da minha camarada Erica Peçanha, gostando muito. Um livro, como descreve o próprio autor, não só de reflexão teórica, mas também militante sobre o assunto.
Está na lista, mais dois livros: Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire e Rap e Educação - Rap é Educação (org. por Elaine Nunes de Andrade), livro que contém vários artigos e propostas de atividades pedagógicas a partir da música rap, já li e pretendo reler, pois o momento é propicio.

Pra incomodar um pouco mais segue alguns poemas:


Escurecendo

Passei dias e dias em claro,
pouco a pouco
a tremidão traquejante
terminou, só consegui
sonar sossegado
quando percebi a negrura
ninante da noite
depois dei corda
no corpo, no crânio, no coração
encorajado, me juntei ao coro
e acordei pra vida
*

Muitas mudas de mudanças
foram plantadas
mas ainda é tempo de semear
Pois a igualdade persiste
em deixar a situação
igualmente desigual

Michel


7 comentários:

Anônimo disse...

Michel,
não se esqueça de me incluir aí nos seus planos de 2009!
Eu por aí e Você por aqui!
Pelo menos nesses lances de filho,
que já somo alguma experiência (principalmente com filhas)!

Não deixarei tua amizade escapar em 2009!

Te admiro pra caramba, Irmão!

Nelson Maca - Blackitude.Ba

Kbça disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kbça disse...

Querem q eu faca um comentario ?!?!?!!? Ta ai: Sem comentarios !!!!
1000 grau... tamo junto nesse coro !!!
is we...

Anônimo disse...

Parabéns Raka e Michel!!!!!!!
+ 1 ou Uma suburbana convicta

axé

canto

Anônimo disse...

Ai Michelito lembro quando você veio aqui pra Curitiba-PR pro EJUNE-PR e estava esboçando o "Escurecendo"...ai mano ficou mil grau mesmo!

Estava fuçando no site da "Caros Amigos" e acabei encontrando um texto que gostei muito; ai vai o link:
http://forums.ecomm.com.br/cgi/dnewsweb.exe?cmd=article&group=forum.carosamigos&item=10312&utag=

Anônimo disse...

ô poesia danada de boa ... Eu li o Canto Negro do Solano tb e adorei, sou suspeita de falar no Paulo Freire mas amo de paixão suas palavras e ensinamentos, Pedagogia da Autonomia também é um livro maravilhoso!
Muita paz e saúde pra vcs Raquel, Michel e todos que formam o Elo muita luz pra criança que vai dar muita alegria pra todos nós.
A gente se vê logo... estou contando os dias do Sarau :-)

FUZZIL disse...

Salve Michel, estou na sintonia e digo que 2009 já está sendo 1000 grau, muito axé pra você e Raquel e toda a rapa qui fortalece o Elo da Corrente, tamo junto meu querido.

obs: Parabéns pela criança que está chegando e com certeza vai colorir o lar de vo6,um Salve pro "Nelson Maca"
Guerreiro de bom Coração.

um forte abraço de Fuzzil