Tradutor

sexta-feira, 20 de março de 2009

A POESIA VEIO A GALOPE

Sim, ontem durante o Sarau Elo da Corrente a poesia veio a galope, literalmente. Não estou falando de Dom Quixote e Sancho Pança, mas também de um auto denominado guerreiro, ou melhor, do cavalheiro piritubano Roberto Guerreiro.

O inusitado aconteceu durante as primeiras leituras dos sarau em que João do Nascimento e Divino interpretavam a peleja cordelista de "Zé Barulho e Bafafá mostrando sabedoria". Foi quando surgiu imponente, em seu enorme cavalo, um guerreiro do dia dia, um matuto da sobrevivência e também dos versos de improviso, querendo entrar na roda. Sem apagar a bravura do nosso poeta repentino, Divino e João do Nascimento cortejaram a atitude e resolveram apreciar o versador inesperado. Rimas de carinho, afirmação e realismo foram recitadas até sua saída triunfante em cima do cavalo, depois de alguns eternos minutos em que Roberto Guerreiro nos presenteou com suas humildes, mas sinceras e criativas palavras.

O mais interessante é que ele, o Guerreiro, já tinha ido ao sarau em outras oportunidades, inclusive escreveu uma poesia para que lessemos durante o encontro, mas nunca recitou. Sem resistir a uma boa peleja, dessa vez a poesia venceu o acanhamento ou o anonimato e Roberto dominou a cena sem nenhum constrangimento.

Quem viu, viu!!!

Se conseguirmos algumas fotos , postaremos essa saga inédita logo mais.

Assim foi um pouco da imensidão que pairou no bar do Santista ontem. Esse sarau foi uma concentração boa e fortficante. A oralidade foi o carro chefe, o silêncio nosso aliado e a generosidade dos nossos poetas, poetisas e amigos a completude de mais uma noite de vitória e braçadas contra maré. Que tudo faça valer o pedido "De mais poesia e menos violência na periferia" declamado por Rafael, pois esse obstáculo tá emprerrando nossa esperança, mas sem pessimismo, A lida vai continuar vingando superação, entre um minuto de silêncio e outro.

Outra surpresa boa foi receber a presença dos amigos Erica Peçanha, seu namorado Zé, que vieram a primeira vez em nosso terreiro (Saravá!) e da também amiga, conselheira e guerreira Cidinha da Silva, que veio nos visitar pela segunda vez (Satisfação!!!), inclusive nos privilegiando com leituras de seus escritos inéditos, só palavra afiada, os gatos, cachorros e cavalos da rua que o digam. rsrsrs.

Mês que vem tem mais, voltamos dia 02 de abril, prontos pra se surpreender mais um pouco!

Bom dia!

Michel

(01:53 hs da madruga)

Nenhum comentário: