Tradutor

terça-feira, 7 de julho de 2009

Mão que escreve, mão que caleja

Fotos maio/09




















Há pouco mais de dois anos postamos aqui nesse blog uma matéria que mostrava a ação da comunidade do Jardim Monte Alegre em Pirituba, onde fica a Rádio e acontece o sarau, a respeito de um terreno que era um antigo "lixão"comunitário e passou a ser recuperado no intuito de construir uma praça de convivência na região.
*
Nessa mesma época nosso sarau deu seu ponta pé inicial e um dos pontos que sempre almejavamos, principalmente Raquel e eu, era fortalecer um movimento cultural no bairro, na base das caminhadas, escritas e da teimosia. O primeiro passo vingou e hoje somos um coletivo. Por isso, desde o inicio desse ano estamos trabalhando e somando na manutenção de recuperação desse mesmo terreno citado anos atrás e registrado acima.


Foto abril 2007


Foto abril 2007

*
Primeiramente porque, duas pessoas que contribuiram de forma decisiva para essa ação que são o Claudio Santista e Milton Ciriaco, são os fundadores da Rádio Comunitária e parceiros de mili anos.


Segundo porque a Associação dos Moradores que a principio tem a concessão de recuperação do terreno e não vingou um projeto de praça de convivência por falta de apoios, está em dificuldades de gestão e já demonstrou interesse em repassar a responsabilidade de continuação.


Terceiro porque, ao sair da mesmice, outros grupos, além da Radio Urbanos e Coletivo Elo da Corrente mostraram interesse em continuar essa trilha, a exemplo da USP (União dos Skatistas de Pirituba) e a SubK Crew (Hip Hop).

Quarto, e principalmente, porque todos esses grupos tem intenções maiores nessa continuidade de manutenção, pois a primeira batalha foi vencida , o terreno está recuperado (reflorestado e limpo), mas agora precisamos construir a praça de convivência (com bancos e playgrounds), além de uma pista de skate e um centro cultural comunitário (com biblioteca, miniauditório e sala de informática) para acolher os grupos, suas atividades e também ampliar as intenções junto com a comunidade. Uma gestão da gente pra gente, e não de concursados para estranhos. Um exemplo é o grupo de Teatro Parabelo que realiza trabalho na regiao há alguns anos e hoje só tem um espaço porque paga aluguel e já demonstrou interesse em levar o teatro pra lá.


Por isso, estamos realizando um mutirão semanal no terreno para cuidar e limpar o espaço, pois como não havia uma limpeza periodica, vira e mexe se encontrava um sofá ali, umas garrafs de vidro aqui, alguns entulhos acolá, mas nesse ultimo mês já melhorou bastante.


E agora estamos revendo os trâmites burocráticos, sob a concessão de parceria com sub-prefeitura de Pirituba, para renovar o vinculo, que vence em outubro e apresentar um projeto de um centro de convivência, ainda sem nome, apesar de já ouvir burburinhos que pode se chamar "Praça de Convivência Zumbi dos Palmares".


Nossa reunião com a sub-prefeita Andrea Catharina Pelizari já está marcada e logo poderemos ter novidades sobre essa questão, por enquanto nosso compromisso é ter comparecido durante as quintas-feiras de manhã e pondo a mão na massa, seja limpando, carpindo, pintando, grafitando, colocando placas, enfeitando, enfim, mantendo a chama acesa.

Nesse ultimo final de semana recebemos também a visita do amigo Lucio de Valença-RJ que trabalha com projetos socio- ambientais e nos deu altos toques para evoluir o trabalho. Estamos a um passo de criar uma Associação Cultural que possa abraçar todos os grupos ativos da região e oficializar as iniciativas. É, simplesmente, ir mais fundo no oceano da pratica e da confiança na nossa capacidade.

Sei que sempre quando iniciamos essas semeações, o melhor é ficar na bola de meia para não ficar só no falatório e nem alimentar a torcida contra, mas acredito que tornar esse ação pública vai muito mais nos fortalecer do que enfraquecer, confiamos muito mais na parceria do que em facada nas costas. Sem contar que isso já é um fato concreto e não um sonho futuro, uma coisa de cada vez, mas sem deixar a acomodação tomar conta.

Pra evoluir sempre.

Michel

5 comentários:

Robson Canto disse...

Nóis da Periferia não podemos nos acomodar é exatamente o que o sistema quer. E nós nos recusamos a ser o que eles querem. Somos o que somos.

abraços amigo

Sarau da Ademar disse...

Quem oculpa o trono tem culpa!
Quem oculta o crime também!
Quem dúvida da vida tem culpa!
Quem evita a dúvida também tem!
Somos quem podemos ser...
Sonhos que podemos ter/realizar!

dulixo disse...

Parabens pela iniciativa...espero que o pessoal compreenda a importancia de um ambiente saudavel...tamo junto.

Tubarao

Anônimo disse...

michel a tenho uma sugestão para o nome da praça que seria ``praça juventude cidadã´´ o que axas?
abraço marcos matias-U.S.Pi(união dos skatistas de pirituba)

Lucimauro disse...

Parabéns ao Coletivo é pouco, tenho que incentivar cada vez mais estes movimentos, aqui no interior carioca, ou num grande centro que é São Paulo. É uma experiência nova pra todos, acredito, mas com a garra que já existe, com o amor para com o próximo e com a organização farão a diferença.
Vamos à luta, ou a luta é contínua!
Abraços a todos!!!