Tradutor

terça-feira, 23 de novembro de 2010

20 de nov. na UFLA (Universidade Federal de Lavras -MG)

No ultimo dia 20 de novembro (Dia da Consciencia Negra), reunimos os coletivos Comunidade Quilombaque, Poesia na Brasa, Sarau Elo da Corrente, Esperança Garcia e Projeto Espremedor, para realizar uma atividade na UFLA-MG destinada as crianças e seus familiares da comunidade local, que participam de um projeto de incentivo a pratica educacional, esportiva e a formação cidadã. O projeto é desenvolvido Centro Regional de Atletismo (CRIA Lavras) no Departamento de Educação Física, coordenado pelo Profº Fernando de Oliveira, juntamente com professores, monitores e bolsistas.

Fomos convidados para realizar um sarau, com declamação poética, contação de história, ciranda, malabarismo, exposição fotográfica, de quadros e de poemas, exibição de video,  além  do circo. As apresentações mesclaram a forma ludica com elementos voltados para promoção da cultura negra e da discussão racial. Iniciativa de muita importancia naquele contexto, pois a maioria dos jovens  ( 8 a 17 anos em média) são negros-descendentes, assim como boa parte dos moradores de Lavras que pudemos encontrar pelas ruas.

Durante a noite nos reunimos no Clube da Associação dos Professores, para realizar uma apresentação de percussão, em um evento que recolheu fundos para este projeto. Já no domingo estivemos na casa do Profº Fernando que, juntamente com sua esposa Raquel, nos ofereceu um almoço, para confraternizar o acontecimento. Muitos jovens do projeto estiveram por lá também para se despedir e desejar um até logo.

Queremos aqui deixar um agradecimento ao Profº Fernando, a comunidade local e a todos os organizadores pelo convite  e crédito depositado em nosso trabalho, para somar nessa semente tão importante para juventude lavrense. E também reforçar um salve aos parceir@s, do Poesia na Brasa (que nos incluiu nesse bonde), do Quilombaque, Esperança Garcia  e do Espremedor, na certeza que realizamos uma ótima intervenção, fortalecemos as parcerias e colorimos mais um bucado do futuro. 

Tá valendo: Eunice, Osmar, Diogo, Zé Correia, João Nascimento, Raquel, Douglas, Vagner, Sidney, Samanta, Diego, Ana, Sonia, Chellmí, Tais, Leko, Dedê, Fofão, Tata, Buzzy, Juliana e Cleiton pela oportunidade de criar, aprender e caminhar nossa poesia Brasil afora. 

Axé pra gente!
Força, Crescência e Positividade!

!Zambi Vive!


Leko registrando

Mulecada atendida pelo projeto da UFLA

Palhaço "Candango" (Dedê -Quilombaque)



Raquel Almeida

Semeando poemas com os miúdos

Zé Correia e João do Nascimento 


Osmar e Vagner



2 comentários:

Mar Eu disse...

Foi bom demais...
Estou encantada até agora com aquela moçada, mas também aprendi nas minhas caminhadas que só se presta atenção quando as coisas falam ao nosso coração...nós falamos aos corações e em troca recebemos todo aquele carinho...
Afffff....foi muita emoção...

Mar Eu disse...

Foi bom demais...
Estou encantada até agora com aquela moçada, mas também aprendi nas minhas caminhadas que só se presta atenção quando as coisas falam ao nosso coração...nós falamos aos corações e em troca recebemos todo aquele carinho...
Afffff....foi muita emoção...