Tradutor

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

VERANEIOS

Parece até que a gente sempre se esquece, e fica desacostumado com esse primeiro trimestre, que deixa um cheiro de renovação e novidade no ar, mas que quando a tarde cai o cheiro é de chuva, com tempero de enchente, seguida de lama.

São Paulo tá na ribanceira, aos poucos os espaços que não eram focos das enxurradas de verão, estão cada vez mais vulneráveis. Acabamos (Raquel, Michel e Yakini) de re-mudar pro Jardim Monte Alegre, onde sempre foi minha morada, pois nos ultimos três anos estava morando numa vila vizinha. Por aqui, clima caótico de mudança, tirando a roupa do caixote, se desprendendo do desuso, preocupado com a prosa dos trovões e tirando o atraso dos contatos, recomeçando. Como em quase toda cidade, o risco de enchente incomoda, mas na nossa morada ainda não faz visita ingrata, apesar de já estarmos tipo numa ilha, questão de tempo, infelizmente.   

Ontem, por exemplo, a Comunidade Quilombaque, em Perus, foi uma vitima dos temporais e mesmo estando num local que nunca houve cheia, dessa vez era lama pra todo lado. O mutirão se fez necessário pra recuperar e limpar o desagrado. Firme e forte e com o pé molhado. O quilombo é forte e se fortalece na dificuldade.

Mesmo assim, já estamos na atividade, se é que paramos. O livro Caturra do poeta Fuzzil, será o próximo lançamento do nosso selo independente e já está na impressão, dois anos de peleja e prazer, de arquitetar o quitute e colher boas letras. Logo mais divulgamos os lançamentos.

Semana passada estivemos realizando uma entrevista na Rádio Trianon, programa Radar Paulista, com o jornalista Renato Albuquerque. Foram mais de trinta minutos falando do nosso trampo, recitando poesia, e divulgando o balaio da arte que parece pipa desbicando livre nas bordas da cidade. Foi bacana receber o retorno dos amigos que ouviram a entrevista, só fortalece. Estamos com uma gravação disponivel e assim que for convertida no programa ideal será postada, na integra, nesse blog.

Essa semana iniciamos uma série de apresentações em unidades da Fundação CASA, na segunda realizamos (Vagner Souza, Raquel Almeida, Divino Silva e eu) na UI Itaquera, na semana do dia 25 estaremos na Vila Maria (diversas unidades) e em Itaquaquecetuba. realizando saraus ao longo da semana. 

O Sarau Elo da Corrente vai ativar nossa roda a partir do dia 03 de fevereiro, no bar do Santista, e ai tecendo o ano inteiro. Todo mundo convidado pra aquecer os versos. Porque nossa enxurrada de poesias não é passageira, mas é quente o ano todo.

Com um olho no livro, outro na mudança e o terceiro no céu.

Saravá!

Nenhum comentário: