Tradutor

sábado, 2 de abril de 2011

Vozes Marginais na Literatura (Érica Peçanha) - Em Salvador







A antropóloga Érica Peçanha divulga o livro "Vozes Marginais na Literatura" em Salvador, nos dias 5 e 6 de abril. Em parceira com o malungo Nelson Maca (Blackitude-BA)



Sobre o livro:
Publicada pela editora Aeroplano como título da Coleção Trama Urbanas, Vozes marginais na literatura é a versão ampliada de uma pesquisa de mestrado que tem o mérito de ser o primeiro registro acadêmico da cena literária que se estabeleceu nas periferias paulistanas. O livro toma como mote a atribuição do adjetivo marginal, por parte de alguns escritores da periferia, para caracterizar a si ou aos seus produtos literários no limiar do século XXI, a partir da publicação dos três números das revistas Caros Amigos/Literatura Marginal. No centro da análise estão as trajetórias, obras e atuações culturais de três dos autores: Ferréz, Sérgio Vaz e Sacolinha (Ademiro Alves).

Érica Peçanha aborda antropologicamente o tema. Investiga as acepções do adjetivo marginal. E avança. O que é literatura marginal? Como os autores periféricos estudados constroem sua atuação político-cultural? É possível falar em cultura da periferia? As respostas a essas e outras questões certamente ajudam a decodificar hoje as vozes que muitos só irão ouvir e, talvez, compreender no futuro.

Mais informações:

Um comentário:

Nelson Maca disse...

Michel - Raquel,
Brigadísso....
E vocês enfim...
Quando será, será?

Nelson Maca