Tradutor

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Edições Toró e Sarau Elo da Corrente convida...



Salve! Vamos estudar junto?




Edições Toró e Sarau Elo da Corrente convidam para o curso:
 “Literatura de Cordel: Artimanhas, finuras e Espessuras do Romance e do Folheto”



Na Biblioteca Brito Broca: Avenida Mutinga, 1425-Pirituba.

Nos cinco sábados de julho/2011, sempre das 12hs30 às 15hs30


Inscrições no sítio http://www.edicoestoro.net/
e na Biblioteca Brito Broca, até 28/06/2011



Neste sétimo curso que bolamos, sétima Pedagoginga, perguntamos: Quantos labirintos existem nas veredas da história da literatura de cordel? O que se afina na história das xilogravuras que ganham autonomia e hoje vogam em seus álbuns de imagem sem palavras? Como a escrita casada com voz de recital garimpou e frutificou mitologias nordestinas e encontros de migrações? Como na beirada da literatura oficial se consolidou e se transformou o estilo versado de rimar em romances? O que traz de sofisticado em sua letra doce e espinhosa? Há grandeza? Há mediocridade? Há pequenez?


O que voga na teia de produção de textos, de leitura, de identidade enraizada sertaneja ou galopada nas capitais nordestinas, nos subúrbios do sudeste, nas livrarias e beiradas do norte amazônico?

Quais desenhos dão sotaque se alinham nas tipografias do cordel? O que de resistência de matriz afro permanece e anuncia num universo que anda é absolutamente considerado apenas por suas vigorosas fontes ibéricas? Como as mulheres vem escrevendo e sendo escritas no mundo do ABC, das sextilhas?

Vamos estudar estilo, contexto, política, imaginário?


PROGRAMAÇÃO

02/07 - "Cordel como sistema literário: Contextos de Escrita, Edição, Leitura e Crítica", com Allan da Rosa (Historiador e Estorinhador, Angoleiro e Pedagogo)

09/07 - "Natureza e Imaginário no Cordel", com Marcos Ferreira dos Santos ( Músico e Arte/Educador. Professor da Faculdade de Educação da USP)

16/07 - "Marias e Clarices no Raio da Silibrina: produção e representações femininas do (no) Cordel", com Claudia Rejanne (Poeta e Professora da URCA- Universidade Regional do Cariri/Ceará)

23/07 - "Gravuras, Paisagens e Movimentos da Palavra", com Billy Malachias ( Mestre em Geografia Humana, Pesquisador do NEINB/USP e Consultor do MEC)

30/07: "Africanias e Iconografias do Cordel", com Maria Antonieta Antonacci (Professora de História da África da PUC/SP e Coordenadora do CECAFRO - Centro de Estudos Culturais Africanos e da Diáspora da PUC/SP )


Gratuito para 40 participantes com distribuição de certificados e apostilas ao final do curso

Inscrições no sítio www.edicoestoro.net ou na Biblioteca Brito Broca até 28 de julho/2011

Articulação Pedagógica: Allan da Rosa e Michel Yakini
Concepção de cartaz e apostilas: Mateus Subverso

Nenhum comentário: