SARAU ELO DA CORRENTE
EDIÇÃO 162
10/12/11
QUINTA-FEIRA
BAR DO SANTISTA
PIRITUBA
LANÇAMENTO
DE
100 Mágoas
Rodrigo Ciríaco
Edições Um Por Todos
Outubro de 2011
100 Mágoas é um livro de contos. Que poderiam muito bem ser chamados de uivos. Gritos. Abafados. E que não se permitiam mais ficar calados.
Do mendicante, refletindo sobre a gozolândia cultural na Babilônia. E com fome de justiça na barriga.
Da mãe, execrada em rede nacional, abusada e violentada na escuridão de uma cela, pra depois ser declarada inocente.
Da favelada, que tem por sonho um piso para o seu barraco. Um piso. Só isso.
Do índio, que não aceita mais ser explorado.
100 Mágoas é o rasgo no véu da mordaça dos oprimidos: pretos, pobres, periféricos. Dos brancos. E suas vidas miseráveis. Nossas vidas.
100 Mágoas é também um livro de amor. Sangrado. Sagrado. Profano. Abusado. Traído. Mal resolvido. Mal amado. Marcado.
Aliás, 100 Mágoas é isso: o registro de muitas marcas. Histórias, mágoas. Colhidas nos jornais, retiradas do estômago e das memórias. Latejantes. Dolorosas. Pra que fique bem claro por que lutamos. Por que bradamos, por que insistimos. Por que protestamos. Por que escrevemos. Ainda com revolta. Apesar de muitos acharem ser esta uma estação fora de moda.
100 Mágoas é isso. Um livro de lembranças. Literais e literárias.
Porque recordar é viver. E lembrar é resistir.
Foto: Catarina Siqueira |
SOBRE O AUTOR:
Rodrigo Círiaco é educador e escritor. Coordena há cinco anos em uma escola pública da periferia de São Paulo o projeto de incentivo a leitura, escrita e criação artística, Literatura (é) Possível, na qual desenvolve oficinas de literatura e teatro, encontros com poetas e escritores e mensalmente o Sarau dos Mesquiteiros, que acontece todo último sábado de cada mês, na própria escola (www.mesquiteiros.blogspot.com).
Autor do livro de contos “Te Pego Lá Fora” (Edições Toró, 2008), participou de vários outros trabalhos como convidado, sendo o último a tradução de alguns de seus contos para o francês no livro“Je Suis Favela” (Anacaona Editions, 2011). É criador e editor do blog Efeito Colateral (www.efeito-colateral.blogspot.com), além de registrar participações em eventos culturais e literários da rede SESC, Itaú Cultural e FLIP (Festa Literária de Paraty) 2011.
Um comentário:
salve, rápa. até quinta. é nóis.
abraços...
Postar um comentário