Tradutor

quinta-feira, 29 de março de 2012

Oficina de Leitura e Escrita - Telecentro do CEU Vila Atlântica (26 e 27.03.12)



Essa semana puxei dois encontros como parte da Oficina de Leitura e Escrita do Telecentro do CEU Vila Atlântica em Pirituba, pertinho de casa. O convite foi feito pelo estagiário André Amancio, um parceiro que conheci através da amiga e educadora Bruna Tiengo. A oficina faz parte de uma série de atividades educativas organizadas pelo corpo do Telecentro. Nessa oficina fui responsável pelos dois primeiros dias como parte introdutória e ainda haverá mais três encontros coordenados pelo André.



Essa unidade do CEU fica entre as vilas Santa Terezinha e Jardim Nardini, lugares onde cresceram e vivem alguns poetas do nosso sarau e seus familiares como: Raquel Almeida, Douglas Alves e  João do Nascimento. Foi bacana retornar por lá, já que fazia um tempo que não realizávamos nenhuma atividade com a comunidade nesse espaço. Nossa ultima visita a unidade foi pra um trabalho junto ao alunos do EJA no final de 2010. Mas já estamos articulando algumas intervenções pra contribuir com a proposta pedagógica do ensino fundamental por meio da coordenadora Rosana Compri.


Havia dez pessoas participando da oficina, na maioria senhores e senhoras moradores antigos da região, alguns já conhecem o trabalho desenvolvido pelo nosso sarau, pelo menos de ouvir ou de saber que acontece, isso já é um bom sinal. Nesses encontros conversamos muito sobre variações e o preconceito linguístico, com leitura de apoio de textos do Professor Marcos Bagno e enfatizando o quanto a língua portuguesa brasileira é complexa, rica em diversidade e com a contribuição de outras culturas como as indígenas e africanas. No segundo dia a base de discussão foi a função poética presente no nosso vocabulário através dos ditados e provérbios populares, enfatizando a liberdade de compreensão dessas expressões e o quanto a gente já se comunica com rimas, metáforas, repetições, ritmo e imagens criativas sem mesmo pensar em poesia, depois encerramos o bate papo lendo o texto "A Fina Flor da Malandragem" de Sergio Vaz.      


Deixo meus agradecimentos a todos os moradores que chegaram pra escambar conhecimento comigo e aos funcionários do Telecentro por me receber e deixar somar no espaço.  


Satisfação!


MICHEL YAKINI 

Nenhum comentário: