Tradutor

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Apoio aos trabalhadores da educação em SP!

Post do Blog: brasasarau.blogspot.com


Todo apoio à greve dos profissionais da educação do município de São Paulo 



Desde o dia 03 de maio, os profissionais que trabalham na educação do município de São Paulo estão em greve reivindicando aumento real de salários, diminuição do número de alunos por sala de aula, melhores condições de trabalho e segurança nas escolas, entre outras coisas.
Desde abril estamos assistindo a uma negociação com a prefeitura de São Paulo que transborda posturas, ações e argumentações autoritárias por parte dos responsáveis pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e do próprio prefeito. Tais características tem guardado semelhanças com os piores momentos políticos da história recente do Brasil e usa estratégias adotadas também no regime nazista.
Desde o início do ano o governo municipal vetou conquistas destes trabalhadores conseguidas nos últimos anos. Fez propostas ao magistério municipal e depois as retirou, condicionado sua reapresentação ao silêncio dos trabalhadores durante a gestão atual. Movimento que se assemelha, também, a cruéis castigos praticados contra crianças.
Também gastou dinheiro público, que poderia ser investido em educação, para exibir propagandas que trazem falsas informações sobre o atendimento às necessidades da educação paulistana, acreditando, talvez, naquela expressão que diz que "uma mentira, quando repetida diversas vezes, torna-se verdade". Quem disse isso mesmo? Para concluir que tratam-se de mentiras, basta conversar com qualquer profissional da educação municipal.
Nós  do Coletivo Cultural Poesia na Brasa, entendemos que os problemas relacionados à educação oferecida e administrada pelo Estado (neste caso, governo municipal de São Paulo) é de interesse de toda a sociedade e não apenas de seus profissionais. Não basta que a escola esteja funcionando, é necessário que haja condições para seu adequado funcionamento. A escola deve ser espaço de aprendizagem, cidadania, coletivismo, solidariedade, contestação frente as injustiças e nunca deve ser um depósito de crianças, que aliás está superlotado. Nós, que somos mães e pais, avôs e avós, tias e tios, irmãos e irmãs, amigos e amigas, enfim... almejamos mais do que um lugar para deixar nossas crianças durante algumas horas do dia. Queremos que esta educação sirva para a construção, fortalecimento e  valorização de nossas identidades e comunidades. Queremos que ela assuma o compromisso de educar pessoas melhores para um futuro melhor e sabemos que isso só pode acontecer com condições adequadas e não com sucateamento, pois é isso que vemos quando vamos às reuniões de pais.
Acreditamos na democracia que se faz além das urnas, que permite a participação do povo nas instâncias de decisão, nas manifestações e nas contestações. Democracia que se faz no cotidiano da luta por direitos e justiça, e não se limita a uma data a cada quatro anos.
Portanto, estamos cientes e apoiamos o movimento dos profissionais da educação desta cidade, e esperamos que a prefeitura passe a efetivamente dialogar. Entendemos que se os dias parados prejudicam nossas crianças, anos de educação sem estrutura e sem qualidade trazem prejuízo maior ao presente e futuro de toda a sociedade.
Todo trabalhador tem direito à greve e isso deve ser respeitado e preservado.
Está luta também é nossa!!! 
Aproveitamos para convidar a todos para participar da Caminhada Cívica em Defesa da Educação que ocorrerá neste sábado 25 de maio a partir das 11 horas com concentração no vão livre do Masp - Avenida Paulista.

Nenhum comentário: