Tradutor

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Domingo (17/11) 2ª edição do Caldeirão do Negão (com Michel Yakini e Raquel Almeida)

CALDEIRÃO DO NEGÃO II

SEGUNDA EDIÇÃO DO EVENTO REUNIRÁ MULTIPLICIDADE DE LINGUAGENS ARTÍSTICAS RELACIONADAS AO UNIVERSO AFROBRASILEIRO


DA REDAÇÃO
NOVEMBRO/ 2013


O Caldeirão do Negão está de volta. Após 1.200 pessoas lotarem o evento em 2010, a segunda edição chega para ferver novamente a panela da Casa das Caldeiras, no dia 17 de novembro de 2013, das 15h às 20h, dentro das comemorações da Semana da Consciência Negra.

Organizado por livre iniciativa de empreendedores negros da cidade de São Paulo, esta nova edição do evento reúne diversas linguagens artísticas que se manifestam por intermédio de elementos como poesia, música, circo e dança, proporcionando ao público um verdadeiro mosaico de espetáculos que ressaltam a vitalidade e versatilidade do corpo negro no campo das artes.

“A ideia central desta atividade é desmistificar o conceito de apresentação artística que tem o palco como plataforma única de performances, e também expandir a atual concentração de manifestações artísticas relacionadas ao corpo negro para outras áreas. Adotamos uma dinâmica de intervenções que dialogam com o conceito de cabaré, dessa maneira, o evento contará com diversas e pequenas esquetes que ocorrerão em diversos pontos da Casa das Caldeiras. Além disso, serão contemplados segmentos como o circo, sapateado, entre outras manifestações pouco relacionadas a cultura negra mas que, igualmente a música e a dança, por exemplo, também são áreas de atuação com destacada presença afro-brasileira”, afirmam os organizadores do Caldeirão.

A primeira atração do evento é a mesa de discussão e reflexãoParâmetros de Legitimação da Moda Afro-brasileira, que reuniráo estilista Jaergeton Corrêa (Ateliê Hagadime), o músico e blogueiro Jun Alcântara (ubora.wordpress.com) e um representante de uma agência de modelos negros da capital. Entre outros assuntos, serão abordados temas como a roupa afro para além das passarelas, a performance no cotidiano urbano, intervenção em ambientes corporativos, sua representação na mídia televisiva, além de alguns assuntos polêmicos levantados durante o I Seminário – Moda, Estética Negra e Economia Criativa, realizado no último mês de outubro, em Belo Horizonte. A mediação da conversa será do jornalista Nabor Jr.

O Caldeirão do Negão terá a apresentação da jornalista Chris Gomes e, para além das performances artísticas, reunirá exposição e venda de produtos ligados à cultura negra, como obras de arte, acessórios e confecções. As especiarias gastronômicas ficarão por conta do chef Pakuera, presidente da Comunidade Samba da Vela.



PROGRAMAÇÃO ESPAÇO PRINCIPAL

15H: INÍCIO
15H - 20H: DISCOTECAGEM DJ VIVIAN MARQUES
15H30 - 16H30:PARÂMETROS DE LEGITIMAÇÃO DA MODA AFROBRASILEIRA
16H45 – 17H: ESQUETE DANÇA AFRO DÉBORA MARÇAL
17H10 - 17H30: ESQUETE POESIA MÁRCIO BARBOSA E FÁBIO BOCA
17H40 – 18H10: ESQUETE MUSICAL DENA HILL E ZUMBLACK
18H20 – 18H40: ESQUETE CIRCENSE TRUPE LIUDS
18H50 - 19H: ESQUETES DANÇA DE SALÃO ROGERINHO E THAIS BLACK
19H10 – 19H20: ESQUETE BREAK AFROBREAK
19H30 – 19H40: ESQUETE SAPATEADO
19H50 – 20H: ESQUETE POESIA RAQUEL ALMEIDA E MICHEL YAKINI
20H10: SHOW SAMBA DELAS

PROGRAMAÇÃO CASA DAS MÁQUINAS

15H – 19H: DISCOTECAGEM FESTA SEX BLACK
19H – 19H30: POCKET SHOW AVANTE O COLETIVO

Nenhum comentário: