Tradutor

domingo, 13 de maio de 2007

COMUNIDADE CUIDANDO DO BAIRRO. (parte II)











Então, como prometido, aí estão as fotos da área recuperada pelos moradores e comerciantes da Rua Jurubim, Jd. Monte Alegre. O espaço era vazio, constante depósito de lixo e há, mais ou menos, seis anos foram plantadas algumas árvores no local. E não é que vingou mesmo. O local melhorou porque ali é área de enchente, na Rua Calixto Cordeiro adiante e, pelo menos, ninguém mais contribui pra isso na naquele espaço, jogando lixo (comida, sofá, teve uma enchente que até carcaça de carro parou na ponte da Rua Saloá) O ambiente melhorou o ar e virou ate uma mini-pracinha(com bancos e balança de pneu), algo nunca feito pela prefeitura. Aliás, o Milton Ciriaco me disse que não há um interesse da prefeitura, pois as empreiteiras ganham bem por retirar lixo da beira do rio, então não há vantagem em recuperar uma área, que não vai dar lucro. Beneficio pra população não é o interesse.
Enquanto isso, infelizmente, a Rua Calixto Cordeiro, Saloá, Rua 11 e Jd. Maristela sofrem com o descaso e com as enchentes no córrego Ribeirão Vermelho. Projeto pra canalizar o Córrego já tem desde da prefeitura do Jânio, na gestão Marta Suplicy o secretário da Subprefeitura foi entrevistado por mim e pelo Milton, na Rádio Urbanos. Trouxe mapa, projeto e nada e sempre será assim, não é uma área de interesse comercial e elitista, como na Avenida Mutinga, por exemplo, que por influência do Mc Donald´s, Carrefour e das mansões do parque São Domingos, retiraram a favela do Anastácio dali, pra não ofuscar a "beleza maldita" daquela região. Mas do lado de cá a gente faz nosso corre e esperamos ver a quebrada melhor sempre, se for pela auto-gestão então, melhor ainda.
Até porque não queremos que as favelas que estão aqui sejam retiradas, que tirem os moradores das suas casas do lado dos seus vizinhos, mas sim que urbanizem, respeitando a vivência e a dignidade de cada morador, algo muito dificil de acontecer se depender da prefeitura, governo, enfim ...dos poderosos.
Michel da Silva

Nenhum comentário: