Tradutor

sexta-feira, 13 de julho de 2007

MEU CABELO por Raquel Almeida

Que lindo cabelo!
É natural, é crespo!
Eu não estico meu cabelo!
Eu sou Afro-brasileiro

Muitas pessoas
Dizem que é feio
Mas eu não ligo
Gosto do meu cabelo

Ele indica resistência
Eu não me contamino
Com a elite que tem vergonha
De mostrar nossas raízes

Meu cabelo é preto, é crespo
Enrolado, sarará!
Resisto desta forma
Pra que esticá?

Faço minha as palavras de Malcolm X
Que disse “graças a Alá abri os olhos”
“Não sinto mais vergonha de ser preto”
“Não estico mais o meu cabelo!”

Meninas, meninos se estragam com isso
Pintam o cabelo de loiro
Esticam o cabelo
Acham que estão lindos

Agridem a origem
De um povo sofrido
Apagam nossa história
Fico triste com isso

Pai e mãe desde criança
Esticam o cabelo dos filhos
Sem a menor importância

Implantam na mente
Que o cabelo bom-bril
É feio, esquisito
Tem que ser liso, pra ficar bonito.

Não sinto vergonha
Seu sou natural
Black power é resistência
Até o final

Meu cabelo é bonito
Do jeito que é
Não estico, não pinto
Sou feliz por isso

Pra que cabelo loiro?
Vou continuar sendo preto
Pra que esticar o cabelo?
Se sou Afro – brasileiro!

Nenhum comentário: