Tradutor

sábado, 17 de novembro de 2007

Homenagem a Abdias do Nascimento ......


Abdias do Nascimento nasceu em 14/05/1914 na cidade de Franca – SP. Sua vida se mescla com a própria história brasileira em relação à cultura e ancestralidade africana e à luta por políticas públicas de promoção da igualdade racial. Em 2004 completou 90 anos, comemorado com um ato ecumênico na Igreja N.S do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos no RJ.
*
Integrante da Frente Negra Brasileira. Fundador do Teatro Experimental do Negro em 1944, entidade que quebrou barreira de exclusão do negro no palco e na dramaturgia. Formou alguns dos mais talentosos atores e atrizes do teatro brasileiro como: Aguinaldo Camargo, Claudiano Filho, José Maria Monteiro, Arinda Serafim, Marina Gonçalves e Lea Garcia.
*
Entre os mais importantes projetos do Teatro Experimental do Negro está o MAN ( Museu de Arte Negra) que sobre a curadoria de Abdias trabalhava de forma pioneira e didática a idéia de uma arte baseada em valores culturais africanos e afro – brasileiros além disso promovia eventos e provocava debates. No concurso de artes plásticas promovido em 1955 sobre o tema “Cristo Negro” a igreja católica, a imprensa e setores conservadores condenaram a iniciativa. Um editorial do Jornal do Brasil na época classificou o evento como “uma agressão a Religião e as Artes”.
*
Abdias também participou do movimento Pan – Africanista durante o período de exílio. Na sua volta ao Brasil fundou o Memorial Zumbi, militou no PDT de Leonel Brizola, foi eleito deputado federal e senador e dedicou seus mandatos a proposta de criação e implementação de políticas públicas de igualdade racial.

Nenhum comentário: