Tradutor

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Homenagem à Leci Brandão

Leci Brandão da Silva nasceu no RJ, na Vila Isabel, em 12/09/1944. É cantora, compositora e umas das mais importantes intérpretes de samba e da MPB.

Começou sua carreira no início da década de 1970, tornando-se a primeira mulher a participar da ala de compositores da Estação Primeira de Mangueira. Ao longo de sua carreira, gravou 20 álbuns e três compactos. Temas como a importância da educação, a atenção aos pobres, a discriminação contra os negros, o respeito as religiões afro – brasileiras e a defesa do samba de raíz estão em canções como: “O Morro Não Tem Vez”, “PT Saudações”, “A Filha Da Dona Leci”, “Anjos da Guarda”, “identidade”, “Zé do Caroço”, “Revolta Olodum”, “Isso é Fundo de Quintal”, “Só Quero te Namorar”, entre outras.

Leci Brandão tem sido uma voz de forte diálogo com os anseios da população negra. “Não adianta ficar com esses discursos intelectualizados e sem objetividade. Tem que se preocupar com o povão, com o trabalhador, os moradores dos guetos. Falar uma linguagem que eles entendam e percebam que é uma luta deles. Senão é perda de tempo”, afirma a cantora. Ela também reclama a falta de enganjamento de outros artistas populares: “Atualmente, no Brasil, quem faz musica de protesto são os jovens do movimento Hip-Hop. Pois quem fazia musica de reivindicações politicas hoje ta na capa da Caras. Não percebem que muitos problemas continuaram depois da ditadura”.
Assim, Leci Brandão além de ser uma das mais respeitadas artistas do cenário musical brasileiro, mescla musica e ação politica, sendo um exemplo de luta para a juventude negra.

Nenhum comentário: