Tradutor

domingo, 11 de maio de 2008

PÍLULA DE CULTURA - FEIRA PRETA 11/05



Hoje eu, o Michel e o Thiago, colamos lá na Feira Preta, um evento que está na terceira edição, celebrando e questionando os 120 anos da abolição da escravatura no Brasil, o qual tinha o tema "Qual o espaço da cultura Afro - brasileira hoje?".
Devido à "feijoada das Mães" chegamos um pouco atrasados, mas a tempo de ver a roda de conversa, onde estava o Sacolinha, Amafoane e Analu, debatendo sobre o tema. Pegamos metade do debate, mas deu pra analisar muito sobre tudo o que foi falado.

Logo em seguida teve uma linda apresentação de dança Afro do grupo Umojá, que interagiu com o público presente uma roda de dança. Foi muito lindo! Eu sou suspeita pra comentar sobre dança Afro, pois sou eternamente apaixonada, sempre tenho a sensação de que já escutei as canções em tempo bem distante (coisas da ancestralidade) que é sabe como é!

Pra finalizar, fizemos um Sarau, com vários poetas presentes, Akins, Elizandra, Renato Palmares, Sacolinha, entre outros que não vou lembrar o nome agora. Uma rodada de poesias maravilhosas, apresentada com força e determinação, poetas realmente empenhados em denunciar a falsa abolição poeticamente. Quem fechou a rodada de poesias foi a Eli Souza, irmã da Elizandra, que perdeu a vergonha e declamou uma linda poesia de sua autoria (ta no sangue da família ser poeta).

Bom finalizo por aqui, dizendo que quem não foi, perdeu esse lindo evento que só fortalece o movimento, pois além de ser mais uma meio de conscientização é um meio também de confraternização com os amigos e companheiros do movimento.

Axé!



Raquel Almeida...

Abaixo segue as fotos do evento

Grupo Umojá

Galera presente

Márcio Barbosa


Renato Palmares

Sacolinha

Michel da Silva

Akins Kinte

Elizandra Souza

Eli Souza

Um comentário:

Anônimo disse...

Caros,
em razáo da absurda falta de tempo, nào entrei no blog e nào consegui ver essa agenda. Nào deu para comparecer a tempo na Barra Funda. Vamos tentar melhorar nossa comunicação. Vossa companhia não sai de minha mente. Poesia também é dedicação árdua aos estudos -- já diziam os antigos que "a leitura e declamação dos poetas, a interpretação das leis, a tradução de discursos e o empenho na filosofia geram o supremo cidadão" (Cic. de Orat. I, 154-5). Ufa! Valha-me Deus!

Um grande abraço
Leonardo