Tradutor

domingo, 11 de maio de 2008

SARAU PAVIO DA CULTURA - SUZANO (ONTEM)

Ontem aconteceu mais um encontro do Sarau Pavio da Cultura, em Suzano -SP. Pela primeira vez prestigiei o evento, mas pretendo retornar em breve. O espaço é no teatro do Centro Cultural de Suzano e o sarau não reúne somente poetas, mas também atores, atrizes, músicos, grupos de dança e também exibição de curtas, ou seja, muita arte na veia.

A homenageada de ontem foi a nossa mãe literária Carolina de Jesus. Por isso muitas apresentações expressaram algo relacionado com a negritude, teve uma chamada para a caminhada do Movimento NegroSim na mesma cidade, em reflexão (não comemoração) aos 120 anos da Abolição.

Encontrei o poeta da Cooperifa Renato Vital, também presente pela primeira vez, a poetiza Ana Paula, que sempre cola no Sarau do Rap, além da galera de Suzano: Sacola, Francis Gomes, Cakis...

Muita axé durante todo sarau, que é conduzido pelo mestre de cerimonia Sacolinha de maneira bem descontraida e alegre.

Recitei uma poesia pra sentir mais intensamente o clima e foi muito bom!!!

Todas as apresentações foram firmeza, mas dois momentos me marcaram bastante:

Primeiro um grupo de dança afrobrasileira, formado por estudantes, todas mulheres, de uma escola de Itaqua, acompanhadas de sua professora. A professora nos disse que trabalha a africanidade na escola, mesmo antes da lei 10.639 e também atua na performance da dança. Além disso o grupo reúne meninas de origens diferentes que estão discutindo a questão racial na escola por meio da arte afrobrasileira/africana, grande iniciativa!

Destaco também o curta que foi exibido: "Carolina" (direção: Jeferson De), esse filme tem como protagonista a atriz Zezé Motta encenando a escritora Carolina de Jesus, em breves leituras do seu livro "Quarto de Despejo - Diário de uma Favelada". Além da Zezé, o video mostra também imagens da própria Carolina de Jesus, já como escritora conceituada, chegando na sua casa própria, juntamente com seus filhos. Em outra imagem aparece ela andando pelo Viaduto do Chá, e no fim seu cortejo no leito de morte.

No final, além de afirmar que Carolina vendeu mais 40 mil livros e que seu trabalho foi traduzido para diversos países, o roteiro relata que sua filha, Vera Eunice, vive em São Paulo e trabalha professora. Já pensou que bacana poder encontrar com ela um dia, ler uma entrevista ....

É isso aí !!!



Também quero dedicar um feliz dias das mães, a todas as memães desse Brasil, em especial pra minha rainha Maria Elisa. Agora to no trampo, mas ainda hoje vou dar um abração e um beijo nela, pois to ligado que dia das mães é todo dia, por isso procuro beijar minha mãe sempre que chego em casa, mas sei que toda mãe gosta de ser lembrada e homenageada nessa data em especial.

Firmeza Total !!!

Michel


Nenhum comentário: