Tradutor

quarta-feira, 27 de maio de 2009

CEU Pêra Marmelo (Jaraguá) - Hoje

Hoje, agorinha pouco, Raquel e eu, estivemos realizando uma oficina de contação de histórias na Biblioteca Paulo Freire, na unidade do CEU Pêra Marmelo (Jaraguá). A atividade foi desenvolvida com estudantes do ensino fundamental, 4° série, para duas turmas.
**
Primeiramente realizamos uma dinâmica em que relacionamos a oralidade e a escrita, para demonstrar as diferenças e as semelhanças dessas práticas, além da importância que rodeia essa laço. Foi bem bacana a participação e a sensibilidade expressada pelos pequenos e pequenas, superou nossa expectativa.
As histórias que contamos pros estudantes, foram a do livro "Amanhecer Esmeralda" (Ferréz), mesclando a contação com as poesias "Menina Pretinha" (Elizandra Souza) e "Menina Princesa" (Raquel Almeida) e depois o conto "Boi na Linha" (Rodrigo Ciriaco).
*
As poesia "Menina Princesa" foi lida coletivamente, pois levamos uma cópia para cada um e ao final distribuimos alguns livros da Raquel para que as leituras continuem pelos mocambos do Jaraguá afora.
*
Depois trocamos uma idéia sobre as nossas andanças pela educação e pela arte e dois estudantes me perguntaram como era dar aulas na Fundação CASA e se eu não tinha medo de trabalhar lá. Disse pra eles que meu trabalho é uma missão, que por vezes me deixa feliz com os resultados e as vezes triste também, pois sou apenas parte de um todo que acontece nas unidades em que trabalho, além disso deixei bem evidente que não tenho medo de trabalhar lá, pois sei que estou dando aula para jovens que vem de lugares como os que nós moramos e são tão humanos como qualquer um de nós, porém que enfrentam vidas desumanas nas ruas, e ai que, ao meu ver, mora o pior problema.
*
Foi segunda visita que realizamos a essa Bilioteca, a convite da bibliotecária Maria de Lourdes, que hoje não esteve presente por motivo de saúde, mesmo assim fomos recepcionados muito bem pelos demais funcionários da unidade, que desde já nos convidaram pra voltar no mês de Agosto. Topamos na hora.
*
Em breve tem mais.

*

Raquel e a Menina Princesa

Um sonho real


Michel contando a história da pequena Manhã

Um comentário:

Anônimo disse...

último evento da Yakini na barriga da mamãe Raquel.