Tradutor

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Fela Day em outubro

Nós, do Coletivo Elo da Corrente estamos articulando juntamente com o movimento Blackitude-BA a realização do Fela Day, em homenagem ao artista-militante nigeriano Fela Kuti. O nosso coletivo entra em uma programação nacional que foi convocada pelo parceiro Nelson Maca e vai somar nessa lida durante o sarau do próximo dia 15 de outubro. Logo mais vamos divulgar a programação que vai trançar em todo país e detalhes de como Fela Kuti vai fazer Pirituba sentir de perto a caminhad afiada desse guerreiro.



Abaixo segue um texto do Professor Carlos Moore sobre esse acontecimento:

Carlos Moore, professor e ativista cubano, biografo de Fela Anikulapo Kuti, comenta a importância política da celebração do “Dia de FELA” no Brasil.

"A crescente importância da celebração do FELA DAY pelo mundo, a cada 15 de outubro, me parece ser um indício de que, além da morte, a mensagem libertária e anti-imperialista de Fela Kuti se espalha cada vez mais, inspirando as novas gerações em todos os continentes. Na medida em que o papel principal do artista e do intelectual é o de alertar a sociedade para os perigos que a ameaçam, e para as tensões que a dividem, o auge no Brasil da música de Fela é um fenômeno politicamente importante, culturalmente salutar e artisticamente rico.


Fela dedicou sua vida toda à luta em favor daqueles que Frantz Fanon chamou de‘Condenados da Terra’. Ele denunciou o absurdo grotesco das iniquidades sociais em todos os países. Fela foi, inclusive, o primeiro a identificar, de maneira clara, a emergência de um novo monstro planetário, sem fronteiras físicas, éticas ou morais: a globalização capitalista. Ele chamou o novo sistema de ‘Ladrões Internacionais’ (International Thief Thief) e de ‘Monstros sem Nação (Beasts Without Nation).

Assim, é significativo e importante que, no Brasil, país que parece destinado a se constituir em potência internacional neste século XXI, a mensagem "felakutista" esteja se propagando no momento com tanta força. Talvez esse seja um antídoto eficaz que contribua para impedir que o Brasil, no seu crescimento como potência, enverede pelos caminhos equivocados e nefastos que os Estados Unidos tomaram no século XIX.


Acho que a música AfroBeat e a mensagem política libertária do Fela Kuti podem ajudar os brasileiros a contemplar e lutar por um mundo mais justo, mais democrático e mais solidário - dentro e fora das fronteiras do Brasil.”

Carlos Moore - Agosto.2009

2 comentários:

Nelson Maca disse...

Michel,
Raquel
e toda Rapa do Elo desta Nossa Corrente de Africanidade Progressiva,
que bom ler esta postagem!
A cada dia admiro mais o posicionamento leal e seguro de vocês.
Tenho me sentido muito fortalecido pelas respostas que vocês têm me dado! Sei que também sou um elo das anterioridades que chega até vocês, meus irmãos mais novos.
Agora, inclusive, vocês pertencem igualmente ao conjunto amoroso dos pais pretos que querem uma dignidade preta para si e seus descendentes!!
Sabemos que, ainda que fossemos egoístas, mesmo assim, nossas vitórias serão sempre partilhadas pela negritude: mesmo aquela que insiste em dizer: "bata-me, meu amo, pois devo estar merecedo".
Como tenho aprendido a querer bem vocês.
Como me sintofeliz por vocês confiarem em mim e me quererem bem!

One People! One Love!

Nelson Maca
Elo-da-Corrente.Ba

Érica Peçanha disse...

Salve, Elo da Corrente!
Incrível a iniciativa de vocês de fazer do sarau mais do que um espaço de circulação de poesias (o que, por si só, já seria ótimo!).
A corrente fica cada vez mais fortalecida com este novo espaço de produção e circulação de ideias e ideais.
Um abraço pra toda a família!