Tradutor

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Articulações e compromissos

Ontem estive na Casa das Áfricas (Vila Madalena) para somar em uma entrevista articulada pelo poeta Allan da Rosa, que será publicada na revista Cultura e Pensamento (lançamento em breve). O entrevistado foi o escritor moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa, e a roda era formada por Allan da Rosa, Luciane Ramos (Luli), Luana Antunes, Carlos Subuhana e eu.

Primeiramente foi grandioso poder conhecer a possibilidade de pesquisa e alimento de conhecimento e pertencimento que está disponivel na Casa das Áfricas, a Luli trabalha na Casa e foi apresentando de forma geral o acervo, que pode ser consultado no local, com agendamento prévio. Me encantei muito pela biblioteca que tem muita litartura de autores africanos e sobre a história do continente, além de esculturas, capulanas, quadros... 

Já a conversa-entrevista com o Ungulani merecia uma revista exclusiva, tanto foram os frutos que ele nos ofereceu em cada resposta. A conversa girou em torno de temas como literatura, politica, educação, cultura, hsitória no contexto de Moçambique e de suas pluralidades. Ungulani se mostrou muito critico e antenado ao seu papel enquanto escritor e educador e também mostrou interesse e conhecimento sobre o contexto brasileiro também.

Depois ainda conteceu uma gravação para programa Entrelinhas (Tv Cultura) em que o Allan apresenta um quadro e faria um bate-papo com Ungulani, mas não pude ficar pra prestigiar.

Satisfação em poder participar de um encontro tão grandioso e importante como este. Tá valendo Allan pelo convite e oportunidade de mais um  bucado de aprendizado!

Segue a abaixo as fotos do encontro, a agenda do Ungulani em São Paulo, inclusive passando por Pirituba, e o contato da Casa das Áfricas:

Casa das Áfricas
Rua Eng. Francisco Azevedo, 524,
(próximo ao metrô Vila Madalena) São Paulo - SP.
Tel. (11) 3801-1718

Agenda Ungulani em SP

17/11, quarta-feira – às 10h – Projeto: O Escritor na Biblioteca na Biblioteca Pública Brito Broca (Pirituba)


17/11, quarta-feira – às 14h – Projeto: O Escritor na Biblioteca na Biblioteca Pública Marcos Rey (Campo Limpo)

19/11, sexta-feira – das 14h às 16h – Palestra: Moçambique: literatura, revolução e interditos no Evento “Diálogos em torno das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa” na USP

20/11 (sáb) – 15h às 17h – Bate-papo sobre o papel do negro na literatura mundial na Biblioteca São Paulo



Luli apresentando a Casa das Africas

Ungulani e Luana


Olha o que eu achei Maca!


Ungulani Ba Ka Khosa

Acervo Casa das Áfricas

Ungulani, Luli, Allan da Rosa, Michel, Luana

Livros do Ungulani



Depois reunião na Comunidade Quilombaque
Da Casa das Áfricas fui direto pra Perus, e me encontrei com os malungos do Coletivo Poesia na Brasa, Quilombaque e Elo da Corrente, para definirmos roteiro de viagem e apresentação no próximo dia 20 de novembro, em Lavras -MG (UFLV).

Será uma apresentação relacionada ao dia da Consciencia Negra, com uma ciranda roda de poemas, circo e contação de histórias para crianças e adolescentes  de um projeto social coordenado pela faculdade de Educação Fisica  e a noite faremos uma roda de poemas e uma roda de samba para o público adulto (estudantes e comunidade) .

Ontem definimos como será a participação de cada grupo e indicamos alguns ensaios
pra afinar ainda mais nossa poesia.
Logo mais divulgaremos os horários e locais de cada apresentação.

Segue algumas fotos da reunião...
Comunidade Cultural Quilmbaque

Yakini
Sidney e Samanta (Brasa)

Rumo a Lavras - MG 



E a noite ainda fiquei fazendo parte dos trabalhos da faculdade que tá mil grau, muita coisa pra ler, escrever, analisar. To curtindo o aprendizado, mas também é bem cansativo. Coisas de final de semestre...

Agora mesmo vou ali ter uma prosa com Guimarães Rosa.

Até Já!

Nenhum comentário: