Ontem estive na Casa das Áfricas (Vila Madalena) para somar em uma entrevista articulada pelo poeta Allan da Rosa, que será publicada na revista Cultura e Pensamento (lançamento em breve). O entrevistado foi o escritor moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa, e a roda era formada por Allan da Rosa, Luciane Ramos (Luli), Luana Antunes, Carlos Subuhana e eu.
Primeiramente foi grandioso poder conhecer a possibilidade de pesquisa e alimento de conhecimento e pertencimento que está disponivel na Casa das Áfricas, a Luli trabalha na Casa e foi apresentando de forma geral o acervo, que pode ser consultado no local, com agendamento prévio. Me encantei muito pela biblioteca que tem muita litartura de autores africanos e sobre a história do continente, além de esculturas, capulanas, quadros...
Já a conversa-entrevista com o Ungulani merecia uma revista exclusiva, tanto foram os frutos que ele nos ofereceu em cada resposta. A conversa girou em torno de temas como literatura, politica, educação, cultura, hsitória no contexto de Moçambique e de suas pluralidades. Ungulani se mostrou muito critico e antenado ao seu papel enquanto escritor e educador e também mostrou interesse e conhecimento sobre o contexto brasileiro também.
Depois ainda conteceu uma gravação para programa Entrelinhas (Tv Cultura) em que o Allan apresenta um quadro e faria um bate-papo com Ungulani, mas não pude ficar pra prestigiar.
Satisfação em poder participar de um encontro tão grandioso e importante como este. Tá valendo Allan pelo convite e oportunidade de mais um bucado de aprendizado!
Segue a abaixo as fotos do encontro, a agenda do Ungulani em São Paulo, inclusive passando por Pirituba, e o contato da Casa das Áfricas:
Casa das Áfricas
Rua Eng. Francisco Azevedo, 524,
(próximo ao metrô Vila Madalena) São Paulo - SP.
Tel. (11) 3801-1718
Agenda Ungulani em SP
17/11, quarta-feira – às 10h – Projeto: O Escritor na Biblioteca na Biblioteca Pública Brito Broca (Pirituba)
17/11, quarta-feira – às 14h – Projeto: O Escritor na Biblioteca na Biblioteca Pública Marcos Rey (Campo Limpo)
19/11, sexta-feira – das 14h às 16h – Palestra: Moçambique: literatura, revolução e interditos no Evento “Diálogos em torno das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa” na USP
20/11 (sáb) – 15h às 17h – Bate-papo sobre o papel do negro na literatura mundial na Biblioteca São Paulo
Luli apresentando a Casa das Africas |
Ungulani e Luana |
Olha o que eu achei Maca! |
Ungulani Ba Ka Khosa |
Acervo Casa das Áfricas |
Ungulani, Luli, Allan da Rosa, Michel, Luana |
Livros do Ungulani Depois reunião na Comunidade Quilombaque |
Da Casa das Áfricas fui direto pra Perus, e me encontrei com os malungos do Coletivo Poesia na Brasa, Quilombaque e Elo da Corrente, para definirmos roteiro de viagem e apresentação no próximo dia 20 de novembro, em Lavras -MG (UFLV).
Será uma apresentação relacionada ao dia da Consciencia Negra, com uma ciranda roda de poemas, circo e contação de histórias para crianças e adolescentes de um projeto social coordenado pela faculdade de Educação Fisica e a noite faremos uma roda de poemas e uma roda de samba para o público adulto (estudantes e comunidade) .
Ontem definimos como será a participação de cada grupo e indicamos alguns ensaios
pra afinar ainda mais nossa poesia.
Logo mais divulgaremos os horários e locais de cada apresentação.
Segue algumas fotos da reunião...
Comunidade Cultural Quilmbaque |
Yakini |
Sidney e Samanta (Brasa) |
Rumo a Lavras - MG |
E a noite ainda fiquei fazendo parte dos trabalhos da faculdade que tá mil grau, muita coisa pra ler, escrever, analisar. To curtindo o aprendizado, mas também é bem cansativo. Coisas de final de semestre...
Agora mesmo vou ali ter uma prosa com Guimarães Rosa.
Até Já!
Nenhum comentário:
Postar um comentário