Tradutor

terça-feira, 14 de maio de 2013

Festival da Juventude de Vitória da Conquista (como foi)

Michel Yakini, Nelson Maca e GOG


Cheguei ainda agorinha em Salvador, após ter participado do Festival da Juventude em Vitória da Conquista-BA.


O festival foi muito bem organizado, e não privilegia somente o espetáculo, pois além dos shows, aconteceram uma série de colóquios e oficinas, em que a participação dos jovens da cidade e de regiões vizinhas foi marcante.

As discussões foram norteadas por temas como: Movimentos Sociais, Juventude Negra, Educação, Hip-Hop e LGBT.

A Parada Gay aconteceu no ultimo dia do festival, e durante os encontros podemos conversar com diversas pessoas que militam na causa, e que representam vários lugares do Brasil. Tive conhecimento da primeira Escola Jovem LGBT, coordenado pela drag queen Loren :http://www.e-jovem.com/escola/. Essa iniciativa é Ponto de Cultura do MINC em Campinas-SP.

Outro ponto importante, foi conhecer o movimento hip-hop de Vitória da Conquista e região. Realizei uma oficina em parceria com Nelson Maca e no outro dia participei de uma roda de conversa com Maca e GOG. Foram duas atividades que renderam muito. Nas oficinas conseguimos sensibilizar a aproximação entre o hip-hop e a literatura, baseado na relação com os saraus literários e a questão racial. No bate papo, com a presença do Secretário de Cultura local, a juventude compareceu, reivindicou maior espaço pro hip-hop da região no festival e pressionou uma descentralização do evento para as bordas da cidade. 

Além disso, houve uma discussão bem produtiva sobre a relação entre o hip-hop nos grandes centros como em SP e principalmente em Salvador com o interior, a questão da militância politica e do mercado, em que foi perceptível as demandas que o movimento precisa continuar discutindo internamente.

É logico que não podia faltar: Sarau de poesias também rolou

Satisfação pelo encontro, pelo convite, e pela oportunidade de crescimento e reflexão nesse fim de semana.

Na quarta-feira, as 20 horas, estarei no Bar Sankofa, no Pelourinho, para somar no Sarau Bem Black, organizado por Nelson Maca, lançando meu livro "acorde um verso' e exibindo o curta metragem 'Periferia Palavra Viva"

Quem tiver por aqui é só colar.

Axé sempre!

Michel Yakini

Nenhum comentário: