Tradutor

sábado, 16 de junho de 2007

ONTEM (14/06), UM DIA LINDO...

Bar do Santista trocou os litros pelos livros

Sarau Elo da Corrente e o livro Desencontros


Nossa que noite...
...Que noite linda. Não há palavras para descrever o que foi o evento que rolou no bar do Cláudio Santista. Eu estava muito ansioso durante toda a semana, por conta desse evento. Claro que muito feliz pelo lançamento do meu primeiro livro, que foi trampado com muita fé junto com os meus irmãos do grupo Alerta ao Sistema, mas o que mais eu esperava acontecer, o que mais me emocionou foi à estréia do nosso sarau.
Abri a noite, na companhia de muitos amigos, familiares e nossa vizinhança (que prestigiou em peso). Contei um pouco do projeto, até chegar no livro. Também lembrei, com muito respeito, do meu Tio Tato, pra muitos o Montanhês, que faleceu nesse mesmo bar uma semana antes, durante um churrasco. Trabalhamos juntos nesse bar por alguns anos e sei que ele está num bom lugar e me disse, em vida, que queria muito prestigiar o lançamento do livro. Ele estava lá, com certeza, em nossos corações.
Fiquei emocionado, lembrando que um dia, esse mesmo bar foi por muitos anos UMA BOCA DE TRÁFICO, e ontem a gente voltou a traficar ali, MAS TRAFICAMOS INFORMAÇÃO, POESIA, CONHECIMENTO, EMOÇÃO!!!
Como muitas pessoas ainda não sabiam de que estilo de escrita se tratava, eu li o conto "TENTAÇÃO", falando sobre a realidade de "Carlão", um ex-presidiário, que tenta se inserir na sociedade, mas sofre com a falta de oportunidade, preconceito e convites do crime.
A resposta veio quando um mano, que já teve no cárcere e ta na correria positiva, me disse logo depois: “ Ai jovem, eu tô nesse livro aí, com certeza” - em demonstração de identificação.
Depois abrimos uma champanhe, pra brindar e o nosso Sarau deu inicio.
Tia Nadir e a Alice fizeram uma homenagem pra mim (que honra!), depois a Tia quebrou tudo, recitando um rap de sua autoria: "Que país é esse".
Na seqüência veio o Santista, o anfitrião da casa, também homenageando o Sarau e a minha pessoa (ele é meu tio, sou suspeito a falar).
Depois o Mannu U.F, a Raquel e o MC J.R, integrantes do grupo Alerta ao Sistema, recitaram a letra da música “ Na defesa do meu povo”, que no refrão diz: “ Cada elo da corrente, guerreiro é valioso, sou linha de frente na defesa do meu povo”.
Eu também participei recitando uma parte da letra. Foi muito louco
Uma noite de muita troca de idéia e calor humano, onde a periferia bateu palmas para periferia, porque toda nossa comunidade merece.
Salve o Sarau Elo da Corrente!
Obrigado!

Michel da Silva

A seguir a Raquel vai contar mais sobre ontem...

Michel da Silva


um brinde


Tia Naná


Alice e Tia Naná


Cláudio Santista

familia Alerta ao Sistema
Sem palavras...
Foi mesmo muito gratificante essa noite, vai ficar na memória com certeza. Ver as pessoas prestigiando nosso bairro, nossa vila, nossa história, nossos poetas, foi maravilhoso, dava pra notar em cada olhar um certo orgulho ter um escritor no bairro que valoriza a linguagem e a historia da periferia.
Eu estou muito feliz por ter concretizado mais este evento aqui na nossa quebrada, somos carentes de incentivo e auto - estima.
Seu Jorge (coordenador do CEU vila Atlântica) esteve lá também. Eu, como uma simples aprendiz, recitei o poema “Minha Casa”, que está postado no blog. Na segunda rodada do sarau,Michel leu duas poesias do poeta negro Solano Trindade (Tem gente com fome e Gravata Colorida). Mano Merenda do Comunidade Carcerária, que sempre está presente dando apoio as iniciativas do bairro, recitou um trecho de sua rima.
Daniel (ex- integrante do Alerta ao Sistema) fez uma homenagem ao Michel.
Tia Nadir rimou homenageado o bairro e a vila, eu novamente recitei outro poema chamado “Sou mais um”. Cláudio Santista homenageou as mulheres, assim como a Alice que homenageou as mães periféricas.
O sarau foi encerrado com muitos aplausos da galera que estava presente, após o sarau a família presente “dominou” o espaço festejando também.
Me sinto honrada de estar ajudando a fazer do bar um espaço cultural, muitas outras quintas viram e estaremos lá pra somar se Deus quiser...

Raquel Almeida

Raquel Almeida

Mano Merenda

Daniel Smoke

Nossa comunidade

Familia Silva













Nenhum comentário: