Tradutor

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Entrevista com Raquel Almeida concedida ao site "Buzo Entrevista"

Entrevista com a poeta Raquel Almeida do Sarau Elo da Corrente
*
Alessandro Buzo entrevista uma militante da literatura e do Hip Hop, Raquel Almeida promove junto ao marido Michel da Silva o Sarau Elo da Corrente, que vai lançar em breve uma coletânea, participou do livro CADERNOS NEGROS - VOL. 30 e não para de produzir, então vamos saber mais sobre ela, nascida e criada em Pirituba na Zona Oeste de SP.
Na foto: Marilda Borges, Raquel Almeida, Michel da Silva e Alessandro Buzo
*

Alessandro Buzo: Quem é Raquel Almeida?
Bom, Raquel Almeida é nada mais nada menos que uma pessoa comum, de idéias nada comum, moradora do bairro de Pirituba desde que nasci, edito, juntamente com o Michel, o blog Elo da Corrente, organizamos um sarau e sou backing vocal do grupo Alerta ao Sistema.
*
*
Fale da sua participação no livro Cadernos Negros - VOL 30.
Nossa, é muito pra eu contar. Rs. Eu estou muito feliz de estar numa edição histórica, 30 anos de resistência não é brincadeira, sem contar que quando o Cadernos Negros foi lançado, eu nem sonhava em nascer, e o hoje eu to na parada. Fiquei mais contente ainda de ser o meu primeiro livro junto com o Michel. Hoje eu posso dizer que devido essa participação no CN minha família tem muito mais identidade que antes, mas a luta continua certo, e eu quero mais trinta anos.
*
*
Fale do sarau que organiza junto com seu marido Michel?
O sarau Elo da Corrente hoje pra mim é muito mais que um sonho real, em 2007, o Michel fez de forma sofrida o livro Desencontros nós queríamos. Fazer uma festa bonita no bairro, daí a idéia de um sarau, a principio a idéia ficou só pra o dia do lançamento do livro. Mas um belo dia fomos na loja Suburbano Convicto e passamos à tarde lá, eu e o Michel voltamos maravilhados com o Buzo, a Marilda e o Evandro, nós queríamos mais, digo mais de confraternização com os amigos mesmo, de trocas de idéias positivas, enfim, resolvemos fazer o sarau semanalmente e no caminho nós falamos um pra o outro que podia ta só nós dois, mas ia ser realizado, e assim desde o dia 14/06/2007 o sarau é realizado toda quinta no bar do Santista, que abriu as portas pra literatura.
*
*
Não é tão comum marido e mulher correr junto pela cultura, como vê seu caso?
É realmente é uma exceção, quando eu conheci o Michel eu já estava no Alerta ao Sistema, e já escrevia, não com objetivos como hoje. Acredito que o verdadeiro apoio começa dentro de casa, e nossa união é baseada nisso, ele sempre me acompanhou com o Alerta, nos shows, nos ensaios, nas reuniões, no estúdio, enfim em tudo, e fortalecemos a caminhada juntos, quando ele começou a organizar o seu primeiro livro, eu e ele sentávamos pra revisar, pra ler, ver o que tava faltando. È possível marido e mulher correr junto, basta ter muito companheirismo, compreensão e dialogo, sem isso não tem como, porque a caminhada é árdua, tem muitas alegrias, mas tem tristezas também e se não haver muito amor no que se faz acaba tudo.
*
Livro "Elo da Corrente" ?
Expectativa pura. Será um livro com pessoas que nunca imaginaram que um dia poderiam estar num livro, estamos praticamente na reta final de tudo. Essa é mais uma prova que sonhar e realizar é possível, o livro era só mais um projeto, mais hoje é um projeto realizado, tem lá as preocupações, mas é tão bom sentir isso, a nossa semente já esta dando frutos, e nós queremos mais.
Como vê os corres do Michel ?
*
Eu sou suspeita pra falar, isso é covardia, rs. O Michel é guerreiro, acreditar, sonhar, ter esperança hoje em dia é tão difícil né, ver isso nas pessoas é quase impossível, e o Michel tem todas essas qualidade, ele sonha, e consegue realizar porque acredita numa mudança futura. Eu fico muito feliz cada vez que ele chega com uma idéia nova, a gente sempre conversa sobre e decidimos juntos o melhor a fazer. Vejo tudo que ele faz com muito carinho, e é como ele sempre diz "não é só pra mim, é pra nóis".
*
Mulheres no Hip-hop?
Uma conquista alcançada. Mulher sempre foi muito discriminada, e hoje estamos conquistando nosso espaço, eu sou backing vocal, mas eu fico maravilhada quando aparece mulher na levada do rap, mandando idéias conscientes, porque não basta ter o talento e jogá-lo fora com idéias burras e sem qualidade, infelizmente algumas mulheres do rap ta conquistando o espaço dessa forma, o que me deixa profundamente chateada. Minha opinião é que cada vez mais conquistemos nosso espaço, mais com sabedoria e inteligência, que sejamos conhecidas pela resistência e pela coragem, e não pela beleza física e pelas rimas de modinha.
*
*
Fale do grupo Alerta ao Sistema do qual faz parte ?
*
Bom, o Alerta ta na atividade desde 1998, eu entrei no Alerta em 2004, o Alerta hoje é composto pelo Mc JR, pelo Mannu UF e por mim. Em 2003 foi lançado uma cd - demo "Periferia chora", em 2005 participamos da coletânea nacional "12 Revelações vl 2" com a musica "Malandro fique de boa", e hoje estamos terminando nosso primeiro cd o "Herdeiro do crime", com muita luta, pois fazer cd independente não é fácil. O Alerta vai sair com uma letra no livro do sarau Elo da Corrente e esperamos que até lá nosso cd já esteja pronto pra comemoração ser maior ainda.
*
*Um livro só está nos planos?
Esta sim, mas cada coisa em seu tempo, por enquanto estou me dedicando ao livro do Elo.
*
O que costuma ler?
Filosofia. Mas ultimamente só ta tendo espaço pra literatura periférica, também os manos não para de lançar livro, rs, mas é bom, estou muito contente por isso.
*
Um livro ?
Autobiografia de Malcolm X. O livro que eu li e disse: "é isso mesmo". O livro que me fez questionar se eu estava realmente tendo orgulho de ser Afro-brasileira.
*Um grupo ou musico (a) ?
Nossa eu gosto de tantos, mas vou resumir em Erykah Badu, Fundo de quintal e GOG.
*
Uma musica ?
Dia de revolução, do grupo Consciência Humana.
Filho? Rs, só Deus pra saber quando vai vim. E se vir será muito bem recebido, rs.
Família? Um bem precioso, que devemos cultivar sempre, regando com amor, afeto, compreensão e paciência.
*
Um salve.
Salve Buzo, obrigada pelo espaço, salve aos leitores do blog muito Axé, salve aos irmãos e irmãs de luta, é nóis, salve a mulher guerreira Marilda, a família Alerta ao Sistema, e a todo pessoal que acompanha nosso trabalho, que sabe que não é fácil lutar pelo quase impossível pois o que a gente faz hoje é uma afronte a elite, eles fingem que gostam que a gente estude, que a gente se informe, mas na verdade eles estão putos de raiva de saber que nossa arma hoje é papel, caneta e livro, e vamos traficar mais e mais traficar conhecimento que é o melhor a ser feito. Como diz o poeta "É tudo nosso!!!"




Nenhum comentário: