Tradutor

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Bar do Santista é lacrado pela PMSP.


Bar do Santista (Alçapão da Poesia)
Pirituba
Foto: Guma

Hoje a tarde estavamos passando pelo bairro, a caminho do Sarau do Metrô, e observamos que o Bar do Santista, nossa casa, estava fechado, como isso não é comum, se tratando de uma terça-feira a tarde, ligamos na casa do Claudio Santista para saber o que aconteceu e sua esposa nos informou que o bar havia sido fechado e lacrado, com um comunicado oficial colocado na parede, pela sub-prefeitura de Pirituba.

Assim que terminamos nossa apresentação, retornamos para Pirituba, direto a casa do Claudio Santista, para saber maiores detalhes do acontecido. O Santista nos disse que a subprefeitura não explicou a causa que gerou a ordem de fechamento e que por isso ele deveria comparecer na sub para obter esclarecimento do caso e qual medida adotar.

O curioso é que o Bar do Santista e uma Serralheria foram os unicos comércios que receberam essa visita, entre dezenas que existem no Jardim Monte Alegre, sendo na esmagadora maioria bares, ou seja, porque somente esses dois comercios foram lacrados???

Amanhã iremos acompanhar o Santista na Subprefeitura para saber maiores detalhes  e reestabelecer, o quanto antes, esse espaço, que é muito além de um simples bar que funciona há mais de uma década na região, mas também é a base do sustento familiar de duas casas (do Santista e da Dona Silvia e também do Diogo, Priscila e do pequeno Kauan), ponto de encontro  e descontração de diversos amigos na comunidade, sede de um dos unicos e importante acontecimento cultural no bairro que é o nosso Sarau Elo da Corrente, com três anos e meio de atividade e centenas de eventos realizados, além disso, é esse mesmo espaço abriga uma biblioteca com mais de 600 titulos ofecerendo emprestimo de livros aos moradores.

Um bar que contribui para que Pirituba seja uma referência positiva na região, reconhecida nacionalmente, seja pelos seus frequentadores, pelo movimento de literatura periférica, pelo parceiros Brasil e mundo afora, ou pelas diversas midias e setores publicos que registraram ou contemplaram essa iniciativa que faz morada nesse bar-centro-cultural.

Por isso estamos convocando todos os amigos e parceiros a comparecerem em nosso próximo encontro, que acontecerá independente do que acontecer até a próxima quinta (dia 02), pois nossa literatura é litera-rua e não vai sucumbir nesse momento de atenção e ação. Faremos um sarau como ato de repudio ao fechamento do nosso espaço e de apoio ao poeta Claudio Santista e a todos que afagam as sementes que brotam naquele corredor poético.   

Assim que soubermos mais detalhes a respeito dessa situação comunicaremos a todos para saber qual tipo de passada será necessária nesse caminho.

Então  ...

SARAU ELO DA CORRENTE

02/12 (Quinta -Feira)

20 horas

Concentração em frente ao Bar do Santista

 Rua Jurubim, 788 -A
 Jardim Monte Alegre  - Pirituba


"Muitas mudas de mudanças
Foram plantadas
Mas é tempo de semear
Pois a igualdade persiste
em manter a situação
igualmente desigual"

(Sem Cessar, Michel Yakini)

Um comentário:

Comunidade Cultural Quilombaque disse...

"Resistir é acrEditAr
e a certeza
firma os passos
ergue os punhos cerrados
e o "TamOJuntO" se torna MAR
imenso
intenso
violento
e sereno
MAR
Palavra é fOrtalezA
EaH vamos lutar!!!"

Tata dos Santos

Comunidade Cultural Quilombaque ACREDITA na fortaleza da palavra SARAU ELO DA CORRENTE
estamos acionados
linha de frente se precisar
AX'E pra n'Os hj e sempre