Tradutor

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Debate CCJ - "O outro ao lado - A importância da biblioteca na aproximação entre autores e leitores" (Ontem)

Ontem estivemos na roda organizada pelos monitores do CCJ- Ruth Cardoso, discutindo a triade biblioteca/autor/leitor. Os facilitadores eram Ignacio Loyola Brandão (escritor), Angela Castelo Branco (escritora e educadora), Carolzinha Teixeira (artista plástica e educadora), Diego Arias (Professor da rede pública e membro do Coletivo Poesia na Brasa), Ubirajara Dias de Melo (Bibliotecário) eu (que também sou fiô de Deus) e mediação do Chellmí (Coletivo Poesia na  Brasa).

Vários amigos e pessoas interessadas no tema estiveram presente. O debate foi um dos melhores que já participei, com várias reflexões propostas, de formas distintas e conflitantes, mas na genorosidade de re-construir idéias e fazeres.

Acredito que a intenção da organização em aflorar olhares diferentes de tempo, lugares, atuações e renome pode ser proveitoso pra fazer da literatura e do acesso a leitura muito além de um campo de dualidade, mas de infinitas possibilidades e reinvenções.

Foi massa ouvir e trocar com quem escreve de forma consagrada, com quem trabalha no oficio do magueio a leitura, com quem tá nas primeiras embaixadinhas com o livro, ou até mesmo com quem se diz leitor de poucos livros, mas ilumina a importancia da qualidade invés da numerologia.

As propostas apresentadas como alternativa de atuação na semeação de leitura, como as bibliotecas dos butecos de borda, com menos burocracia, com a mentalidade de apostar no leitor como responsável pelo acervo e na chegada dos livros na mesma passada  da comunidade, foram vistas como destaque entre os participantes. Sem pensar se é a melhor proposta pra superar o baixo indice de leitura, ou mesmo de ter inventado um peixe-voador, mas na certeza de ser uma brecha boa pra trilhar. 

Como o assunto era extenso e não houve muito tempo para participação do público, ficou um gostinho de quero mais e a certeza que organizar debates e rodas de conversa contribui para visão auto-critica do nosso fazer, pra nossa formação e também no bate-bola com quem ainda não conhece nosso movimento, mesmo sendo do mundo-literatura. 

Fica o sentimento de um bom giro, sem esgotar a discussão do tempero, e nas querencia pra outras cirandas em breve. Gosto de caldo bom.

Fica aqui o agradecimento a todos presentes e pelo convite do JOVEM Chellmí pra contribuir no verbo e no alimento das idéias.

Semana que vem vou prestigiar a parcerinha Samanta Biotti em outra roda, com a psicanalista Sueli Rolnik, no tema "O Homem e sua Feminilidade e a Mulher e sua Masculinidade ". Promete. 

Abaixo alguns olhares de Sonia Regina Bischain:

  
Público presente

Samanta Biotti e Eunice (ao fundo)

Ignacio Loyola Brandão, Ubirajara Dias e Angela Castelo Branco


Carolzinha (freestyle de pensamentos)


Michel Yakini, Diego Arias, Raquel Almeida e Yakini


Diego Arias


Michel, Diego e Raquel


Chellmí e o Carrinho de Mãoteca

Olhares atentos


Ubirajara Dias


Raquel e Yakini

Loyola Bandão, Vagner e Cleiton (ao fundo)



4 comentários:

Carolzinha Teixeira disse...

Salve Povo!

Tô aqui com as idéias vivinhas, florescendo em ramos, enraizando. Certeza de que nosso processo está se fortalecendo, crescendo junto e do fermento que a gente inventa. Nosso momento é de concentração.

Agradeço a benção, da nossa roda existir.

Carolzinha

www.destruidorasdelares.blogspot.com

allan da rosa disse...

sorriso aqui maior que o quintal, por essa sanha fundamentada girando e gerando aí.
AXé
allan da rosa

Diego Arias disse...

Satisfação compartilhar esses momentos, essa ideias...
a admiração cresce e fortalece.

Forte Abraço,

Diego
Coletivo Cultural Poesia na Brasa

Rinaldo Brasil disse...

" Parabéns FUZZIL !!! " Bela iniciativa de mostrar para todos, as informações... "